Troca do conector da Interface de Disco do Apple II

Em 3 de Maio de 2019




Provavelmente todos que já tiveram contato com o Apple II devem ter visto esta placa em algum momento. Ela conecta o micro com o famoso drive Disk II para permitir o uso de disquetes. Ela é simples, barata e extremamente funcional, mas temos que reconhecer que o conector da interface de disco do Apple II nunca foi um primor. Tanto nas interfaces originais "lá de fora" que foram fabricadas pela Apple, quanto nos inúmeros clones nacionais, os conectores se limitam a barras de pinos e não conectores box header como pediria o cabo padrão IDC do drive.

Isso traz alguns problemas:
- Possibilidade de inversão do cabo
- Possibilidade de colocar o cabo deslocado nos pinos
- Possibilidade de entortar pinos na retirada do cabo
- Eventual quebra de alguma solda, dado o esforço para inserir ou remover o cabo


Na foto é possivel notar os pinos já bem tortos e várias marcas de chave nas tentativas de ajudar a retirada do conector.

Apesar de ser uma barra de pinos, a furação é exatamente a mesma dos conectores box header padrão de 20 pinos, então é uma boa idéia trocar o original para um mais funcional.


Provavelmente podemos utilizar tanto o box header a 90 graus, com os pinos curvados, quanto o reto. Eu disse "provavelmente" porque não cheguei a testar o conector reto em um micro com todos os slots ocupados. Pode ser que o cabo fique prensado entre duas placas.


Um segundo "provavelmente" seria a utilização do box header com ejetor. Não tenho o conector à mão, então não pude verificar se ele caberia na placa, mas fica a sugestão para quem quiser fazer o teste.


Para este trabalho precisaremos de um bom ferro de solda, sugador e uma solda de boa qualidade. Minha sugestão para minimizar o esforço na retirada do conector antigo é cortar pino a pino com um alicate de corte. Inclusive esta opção é a mais indicada para quem não tem tanta experiência na retirada de componentes em placas de circuito impresso.


Curiosamente nesta placa foi utilizada duas barras de pinos separadas.


Após o corte basta derreter a solda nos pinos e ir puxando um a um com uma pinça. No fim passamos o sugador de solda para liberar as ilhas para inserção do novo conector.


Agora é soldar na mesma posição do antigo. Se for utilizar o conector na versão reta, verifique a orientação. O pino 1 tem uma pequena seta desenhada no plástico.

Notem que no meu caso fiz a troca somente do conector do Disco 1, porque é o único que utilizo. Para trocar o segundo conector seria apenas repetir o mesmo procedimento.


Basta inserir o cabo na controladora, seguindo o guia, o "dente" no plástico do cabo. Se os conectores do seu cabo não possuem os guias, observe atentamente a posição do pino 1 do cabo, geralmente na cor vermelha. Recomendo fortemente que não se use cabos sem os guias, porque os apples tem +12V e -12V no cabo e estes podem danificar a controladora ou o drive se forem ligados invertidos. Cabos novos são baratos e tenho certeza que a economia não vai compensar a tristeza de ver as coisas LITERALMENTE pegarem fogo em um momento de distração.
É expressamente proibido a reprodução total ou parcial deste texto sem a minha devida autorização por escrito.