Atari 2600 com Som Estéreo



Atualizado em 25 de março de 2014

Fiz uma solução quase plug and play para colocar saídas de video composto, svideo e audio em estéreo opcional (fechando o jumper fica mono, como no original) no Atari 2600. Saca-se o TIA, pluga a minha plaquinha, volta com o TIA por cima dela e está pronto. Logicamente quem tem o TIA soldado vai precisar soquetá-lo e a única outra alteração é trocar o cristal por um NTSC (que já vou incluir no pacote), se for o caso.

A placa mede apenas 6,5 cm por 3,5cm e acredito que deva ser possivel encaixar em todos os clones, mas eu mesmo só tinha a mão por aqui o Polyvox nacional (placa face simples) e um outro com placa americana e ambos encaixaram perfeitamente sem problemas.

Quem ainda nao viu, veja neste link as imagens e uma sugestão para a instalação dos conectores.

Nas fotos eu utilizei um cabo comprado no ML (não vai ser incluso no pacote) e ao contrário do que possa parecer, ele é de placas de video novas, as que tem TV OUT pelo conector HD15. Na verdade cada um poderá instalar a saída conforme desejar, até mesmo soldando cabos direto na plaquinha.

Cada placa vai sair a R$50 + envio, montada e testada e acompanhada do cristal NTSC, porém cabos não inclusos, conforme dito.

A placa das fotos é protótipo caseiro, obviamente a versão a ser entregue é industrial, azul, como todas as minhas placas.

Quem tiver interesse, me envie um e-mail no victor.trucco no gmail que incluo na lista de espera (entrega prevista em 20 dias por causa da fabricação industrial).

Encomendas SOMENTE esse semana e sem repescagem. Vou pedir só a quantidade encomendada sem placas extras, logo quem acha que tem a mínima chance de precisar, faça a encomenda para não ficar de fora.



Em 31 de Março de 2011

Uma pergunta bem recorrente por aqui é "Como eu coloco o Atari com som estéreo?". Bem, é muito fácil de fazer e quem tem um minimo de habilidade com um ferro de solda pode fazer em 5 minutos. O tutorial foi feito com base no Atari Polyvox, mas o procedimento é exatamente o mesmo para QUALQUER Atari, seja clones ou originais.

(Fotos de Marcio reproduzidas aqui com autorização dele)

Primeiro levantamos os pinos 12 e 13 do TIA para que eles fiquem fora do soquete.


Como essas saídas do TIA são "coletor aberto", temos que fazer o pull-up. Basta soldar um resistor de 4k7 em cada um dos terminais e ligá-los no 5V. No Polyvox tem um ponto bem próximo no positivo do capacitor eletrolítico C33.


Também em cada um dos pinos vai um capacitor eletrolítico de 1uF, lado positivo para o pino. O lado negativo é a nossa saída de áudio que deverá ser ligada no centro do conector RCA que vai para a TV.


E... está pronto. Nas fotos, o transistor e o trimpot fazem parte do Atari A/V Reloaded, a saída de video composto

Alguma dúvida, sugestão ou comentário? Use o espaço abaixo.


Voltar - Home


Comente



COMENTÁRIOS DESABILITADOS NO MOMENTO! RETORNAM EM BREVE
É expressamente proibido a reprodução total ou parcial deste texto sem a minha devida autorização por escrito.