Conserto de um Atari 130XE

Em 26 de julho de 2010.


Os computadores de 8 bits da Atari fizeram um enorme sucesso "lá fora" na década de 80, mas não deram as caras aqui no Brasil. Apesar disso não é raro encontrar esses micros por aqui nas mãos dos entusiastas da marca e, como todos os micros dessa idade, eles acabam falhando e requerem uma manutenção.

Bem, esta semana apareceu um Atari 130XE, externamente impecável, mas que quando ligado apresentava somente uma tela preta. Cheguei a fazer manutenção em micros da Atari em três oportunidades anteriores apresentando este mesmo problema, sendo em duas delas problemas na RAM. Então tinha grande chance do micro poder ser recuperado facilmente.

A abertura do micro é tranquila e bem rápida. A tampa é presa somente com quatro parafusos. O teclado é preso pela própria membrana e a blindagem com aquelas "linguetas" de dobrar.




O banco de RAMs fica a esquerda na placa. São 16 chips 4264 (64k x 1 bit), com exatamente a mesma pinagem do 4164, fazendo 2 bancos de 64kb de memória.


O caso é arrancar todos os chips e testar um a um pra ver se algum deles está com defeito.


É, tem um com defeito mesmo. Agora é torcer pra não ter defeito também em chips customizados.


Para facilitar uma futura manutenção, soquete em tudo.


Com outra memória no lugar, vamos ao teste.


Sucesso, porém várias teclas não funcionam. Provavelmente problema na membrana. Com o teclado desmontado, examinando cuidadosamente a membrana, uma área me pareceu estar com pequenas rachaduras. Então é tinta condutiva nela! O segredo é esperar secar muito bem antes de mexer na membrana novamente.


Bom, bonito não ficou, mas como as rachaduras eram muito pequenas, a tinta só precisava cobrir na realidade esses pontos. Na realidade nessas trilhas do meio foi uma única "pincelada" que depois de seco fiz a raspagem do excesso com a ajuda de um estilite (faca Olfa).

Agora sim, funcionamento perfeito!


Agradeço ao amigo Eduardo Dias pela oportunidade de consertar o micro dele e pela autorização da publicação das fotos.

Para comentários, utilize o espaço abaixo.


Voltar - Home


Comente



COMENTÁRIOS DESABILITADOS NO MOMENTO! RETORNAM EM BREVE
É expressamente proibido a reprodução total ou parcial deste texto sem a minha devida autorização por escrito.