Joystick Caseiro de Atari

Em 14 de Dezembro de 2013

João Bracht nos mostra como ele fez um joystick caseiro no padrão Atari. Ele escreveu o tutorial e fez as fotos durante o processo de montagem, portanto as fotos e o texto que seguem são do João e estão reproduzidos aqui com autorização dele.






Comecei fazendo o projeto do controle caseiro por um motivo simples: o alto custo dos controles joysticks (R$70 por ai). Tenho dois consoles atualmente; um Atari 2600 Polyvox de placa simples, e um Dactar, porém, tenho apenas um joystick. O Dactar, não funciona (to quebrando a cabeça uns 5 meses pra arrumar UHAEHUA) mas o Polyvox funciona, e quando eu jogava PAC MAN (o único joguinho que tenho no momento), quando você direcionava pro lado ESQUERDO, não funcionava. Pensei logo que era um problema no joystick. Abri o joystick, testei com o multímetro se havia continuidade quando os contatos eram pressionados, e sim, havia em todos (inclusive no esquerdo). Então comecei a achar que o problema era o cabo que estava com problema. Enquanto isso, no meu subconsciente (ou nem tanto assim), rolava a ideia do controle caseiro, pois quando abri o controle, vi que não havia nenhum segredo. Era apenas o fechamento do circuito quando pressionado. Então, resolvi fazer o controle. Me lembrei do artigo "Emulador de Cartuchos" do Victor Trucco, em que haviam botões tipo push-on, isto é, que está desligado e quando pressionado, ele liga, quando solto, para novamente. Também me lembrei de uma caixa de plástico de uma fonte velha, já estava sem circuito, que achei na rua há uns 3 meses, e havia guardado, pensando em fazer uma fonte nova. Com isso, consegui mais ou menos imaginar como seria, e fui a compra dos materiais:

- 5 Botões Push-on;
- 1 metro de fio de 6 vias (eu comprei de o de 8 vias depois cortei o que sobrou);
- uma caixa de plástico (usei a caixa da fonte, como eu disse);
- Conector DB9 fêmea;
- Solda e fios para usar se necessário.


Primeiro, faça os furos no plástico e coloque os botões. Com uma das porcas usadas pra prender os push-on, medi desenhei num papel, pra ter uma noção, depois coloquei sobre o plástico e marquei com uma faca, e furei.


O bom é usar botões vermelhos. Usei os pretos porque na loja onde fui, os vermelhos eram do tipo NF (desliga se você apertar). Depois, mandando ver na solda dos fios. Note que o terra é um fio todo estanhado e desencapado.


Identifique tudo certinho antes de soldar no DB9. No esquema eu coloquei como DB9 MACHO. Mas, por que macho, se o plug é fêmea? Se você analisar o local onde você solda os fios, eles tem a mesma posição no MACHO, então, é para facilitar na hora da solda. O aspecto dele pronto é o melhor.


Depois só jogar! Não sei se recordam, mas falei do defeito de um dos meus joysticks, que eu achava que estava com o fio com defeito. Fui testar esse meu joystick, e vi que o problema se repetia, então, o defeito é no console (PQP DE NOVO). Qualquer hora arrumo (se a preguiça deixar). Esse controle na verdade eu fiz com a intenção de testar os consoles, sem necessitar de um joystick do próprio Atari (além de que conservo o mesmo). O próximo que vou fazer, farei com um fio próprio do joystick, que estão a venda no Mercado Livre, aí sim, ficará bom!



Agradeço ao João Bracht pelo texto e principalmente pela paciência para esperar eu publicá-lo

Dúvidas, críticas ou sugestões, use o campo abaixo para deixar seus comentários.


Voltar - Home


Comente



COMENTÁRIOS DESABILITADOS NO MOMENTO! RETORNAM EM BREVE
É expressamente proibido a reprodução total ou parcial deste texto sem a minha devida autorização por escrito.