Placa de Diagnóstico da Atari

Em 26 de julho de 2010.


Recebi um Atari 130XE para conserto e junto o Eduardo Dias me emprestou essa placa de diagnóstico da Atari. Não pesquisei sobre ela, mas a primeira vista ela me parece que foi utilizada na própria fábrica, durante a produção do micro para testar as unidades conforme fossem sendo montadas.

Como todas as placas da Atari, esta também é de alta qualidade, fabricada em fibra e com uma camada de "verniz verde" muito resistente. Ela possui duas extensões na parte de baixo e se encaixam perfeitamente nas duas saídas traseiras de cartucho do 130XE.




Ela vem marcada como PBI Tester com o código interno CA026033-001. Na etiqueta da EPROM temos 130XE Rev 3.2.
Para os curiosos, fiz a leitura da ROM e disponibilizo neste arquivo.


Na parte de trás temos a inscrição GX-211 V0.


Existe um conjunto de nove LEDs na placa que piscam rapidamente no momento do boot, não fazendo mais nada aparentemente durante o funcionamento normal da placa. Da esquerda para a direita estão marcados como /DIXX, /REF, /IRQ, /HALT, A14, A15, R/W, O2 e ao centro na linha de baixo RESET.


Os outros componentes são apenas CIs de lógica TTL bem comuns.


Quando ligado no Atari 130XE, mostra um menu onde as opções podem ser selecionadas com os botões superiores, SELECT e START. O primeiro item "Production Test" executa em ordem todos os outros testes seguintes.


No teste de áudio, um som pode ser ouvido pelo monitor, enquanto no teste de vídeo, são apresentados alguns padrões coloridos.


Para o teste do teclado, somente é preciso pressionar algumas teclas "críticas". Isso porque elas estão posicionadas em cada uma das linhas e colunas da matriz do teclado e se essas funcionam, teoricamente todas as outras deveriam estar funcionando.


O teste da ROM é instantâneo, mostrando somente um checksum da memória.

Para a RAM, são mostrados alguns blocos na tela e após vários segundos uma tela dizendo que a RAM está OK.


O último teste, PBI, um som é apresentado, semelhante ao teste de áudio. Dai diz que passou no teste.


Bem, a placa não é exatamente útil se o Atari estiver completamente morto, mas é uma excelente adição para os colecionadores, já que, ao que parece, ela não é tão fácil de ser encontrada.

Finalmente, agradeço ao amigo Eduardo Dias por ter cedido a placa para os testes.

Dúvidas ou sugestões, comente no espaço abaixo.


Voltar - Home


Comente



COMENTÁRIOS DESABILITADOS NO MOMENTO! RETORNAM EM BREVE
É expressamente proibido a reprodução total ou parcial deste texto sem a minha devida autorização por escrito.