Teste para Joystick

Em 29 de Março de 2011

Hoje o Marcio trouxe um circuitinho muito interessante e bem simples de ser montado. Trata-se de um teste para joysticks no padrão Atari que usa LEDs para indicar o funcionamento. Ele fotografou e escreveu o pequeno tutorial que segue abaixo. As fotos e o texto são do Marcio e estão reproduzidas aqui com autorização dele.



Material:

1 conector DB9 fêmea retirado de uma placa velha de PC
5 LEDs sendo 4 vermelhos para os pinos de 1 à 4 do DB9 e 1 LED verde para o pino 6
R1 - 1 resistor 2k2 (vermelho, vermelho, vermelho e dourado)
S1 - 1 interruptor de pressão
S2 - 1 chavinha liga-desliga tipo gangorra de um filtro de linha velho
1 caixinha de plástico velha que era uma central de alarme de carro (pode usar caixinhas tipo patola)
1 conector para bateria de 9 volts
fita isolante
cola quente
Diversos pedaços de fios e pistola de cola quente





Montagem:

Coloquei os LEDs vermelhos em forma de cruz com as pernas abertas e soldei os terminais positivos todos juntos. Nessa junção dos 4 LEDs soldei uma das pernas do resistor de 2K2 e um fio na outra perna que será ligado direto ao (+) da bateria. Esse é o único fio que será ligado ao positivo da bateria, em todos os terminais negativos dos LEDs vermelhos soldei fios finos com +/- 10 cm de comprimento e identifiquei cada um com uma etiqueta com os números de 1 a 4. Já no LED verde soldei dois fios finos. Para o terminal (+) do LED fiz um jump ligado ao (+) dos LEDs vermelhos no centro da cruz. O terminal (-) do LED verde, será ligado ao pino 6 e em paralelo soldei um fio que foi ligado ao terminal do interruptor de pressão S2.


Com os LEDs já preparados e devidamente soldados e com tudo revisado, deixei o circuito de lado e peguei a micro-retífica tipo "Dremmel" (tipo porque a minha é uma genérica sem fio ching-ling de R$ 30,00) e furei a caixinha fazendo 5 furos, sendo 4 em forma de cruz na direita da caixinha para os 4 LEDs vermelhos que foram soldados juntos e mais um furo para o LED verde no canto superior esquerdo da caixinha. Feito isso de dentro pra fora encaixei os LEDs deixando os fios saindo com as etiquetas de identificação.


Na tampa da caixinha coloquei através de encaixe a chave liga-desliga, prendi o interruptor de pressão com cola quente e fixei aparafusando o DB9, Tudo bem preso comecei a soldar os fios dos LEDs nos terminais do DB9, sendo que primeiro foram os fios dos terminais (-) dos LEDs de 1 à 4, cada qual ligado em seu respectivo pino no DB9: o pino 1 para cima, 2 para baixo, 3 esquerda, 4 direita, 6 botão e 8 comum. O interruptor de pressão foi ligado ao (-) do LED verde e também vai ligado ao pino 6 do DB9. O outro terminal do interruptor de pressão vai na chave S1 (pós chave). Pegue um pedaço de fita isolante e isole, encapando, ou revestindo a caixinha por dentro e principlamente cobrindo os terminais dos LEDs, senão a bateria encosta e acaba descarregando ou colocando em curto.


Revise tudo, coloque a bateria pra dentro da caixinha e feche. A CHERISFUNFILA está pronta.


O circuto pode ser testado com a chave S1 (liga/desliga) estando na posição ligada e então pressionando o interruptor S2. O LED verde vai acender, indicando que está tudo funcionando.

Exemplos de diagnóstico do fio:

1 - Você conecta apenas o fio do joystick do Atari sem controle, sem nada, apenas o fio no DB9, deixando os fios da outra ponta afastados ou isolados. Os LEDs ficam apagados a não ser que alguma fase esteja em curto com o fio comum do pino 8, então o LED da fase que estiver com problema vai se acender.


2 - Se quiser verificar todas as fases eliminando o fio comum do pino 8 você deve juntar todos os fios correspondente aos pinos 1,2,3,4 e 6 e apertar o botão S2. Dessa forma você checa todas as vias, menos o comum, pino 8. Se você segurar o S2 pressionado e torcer o cabo, se por dentro tiver algum fio com mal contato ou interrompido o LED vai se apagar ou oscilar o brilho conforme você mexe ou torce ele.

3- Assim como no item 2, juntando os fios de 1 à 8, todos os LEDs se acendem a não ser que uma fase esteja interrompida ou danificada. Repita também o movimento no cabo para ver se algum LED oscila ou apaga.


4- Teste de funcionamento do joystick propriamente dito: conectando o fio no DB9 e se você mexer na alavanca e botão ele vai sinalizar a posição através dos LEDs. Também através do brilho do LED dá pra ter uma noção se a lâmina da placa do controle está com mal contato(oxidado), pois as placas que estavam com contatos oxidados acendem com brilho baixo e as que estavam completamente limpas, forte.


Com essa caixinha consegui garimpar no meio de um monte de fios de controle apenas os melhores e descartar os que estavam com problemas. Assim comprei os cabos na certeza que estavam com todas as fases boas.



Agradeço ao Marcio pelo artigo.

Alguma dúvida, sugestão ou comentário? Use o espaço abaixo.


Voltar - Home


Comente



COMENTÁRIOS DESABILITADOS NO MOMENTO! RETORNAM EM BREVE
É expressamente proibido a reprodução total ou parcial deste texto sem a minha devida autorização por escrito.