Cyclonic Duster



Em 25 de Fevereiro de 2013

Quando se fala em router, todo mundo quer sempre a "maior máquina" ou a "mais rápida" ou a "mais bonita", mas poucos diriam "a mais limpa". Muito mais importante que a máquina em si, é o sistema coletor de pó, porque não adianta você ter a melhor router do mundo se ela te deixa doente após algum tempo de uso. ;)
O pó gerado pelo corte principalmente do MDF (que é feito com resinas) é finíssimo, incomoda os olhos e entra pelas vias nasais, irritando as mucosas e indo para os pulmões.

Existem muitas soluções comerciais e caseiras para agradar todos tipos de trabalhos e bolsos e inclusive a mais besta de todas, que seria segurar o bico de um aspirador de pó comum ao lado da fresa enquanto ela corta a madeira. Eu mesmo já fiz isso e funciona quando o aspirador está bem limpo, mas o pó rapidamente se acumula e o poder se sucção vai diminuindo até parar por completo. Uma solução que me chamou a atenção foi a "Cyclonic Duster" ou "Cyclone Duster" que basicamente consiste em intercalar um coletor de pó entre a máquina e aspirador. Desse jeito, o pó nunca entra no aspirador não diminuindo assim a sua eficiência após alguns minutos de uso.

Esse meu coletor saiu "de graça" porque fiz com materiais que estavam a mão, mas mesmo assim não acredito que ninguem gastará mais que alguns poucos Reais, isso, claro, sem contar o próprio aspirador de pó que pode ser emprestado da patroa... :D

A listinha do que eu usei foi a seguinte:
- Um balde plástico de 20 litros
- 3 pedaços de MDF com tamanho aproximado do diametro do balde (no meu caso, 30 x 30 cm)
- 3 parafusos de 6 cm com duas arruelas e 1 porca
- Joelhos e canos de PVC na medida da conexão do aspirador
- 1 pedaço de acrilon ou espuma grossa (opcional)
- Resina, silicone ou cola quente para vedar




O balde eu consegui numa obra aqui perto, de massa corrida. Estava passando justamente na hora que o cara estava colocando do lado de fora. :D
Já para o MDF, cortei uma prateleira velha em três pedaços de 30 x 30 cm. Depois com a router eu cortei circulos de 26 cm em dois dos MDFs, justamente o tamanho do "desenho" tampa.


O ultimo pedaço de MDF eu cortei com 28 cm, largura aproximada da metade superior do balde. Note que essa peça tem uma abertura na lateral, que é justamente por onde a sujeira irá cair quando entrar no coletor. Com a peça cortada basta encaixar na pressão dentro do balde.





Eu fiz um "sanduiche" com a tampa plastica do balde. Como ela originalmente é muito fina, não iria suportar o peso dos canos. Com a serra copo eu fiz os furos, um central, onde ligaremos o cano do aspirador de pó e outro mais perto da borda que receberá um joelho.


Aqui as invés do joelho, eu tinha sobrando uma conexão de um antigo aspirador de pó que serviu perfeitamente para o propósito.


Com os tubos na posição, é necessário fazer a vedação das peças para o ar não entrar. Na prática o que precisamos é de uma "câmara de vácuo", onde o aspirador vai retirar o ar de dentro do coletor. Eu usei resina epóxy para as vedações, mas poderia ser feita com silicone, massa epoxy (Durepoxy), ou talvez ainda cola quente.


Como toque final opcional, podemos colocar um pouco de acrilon no tubo central para ajudar a diminuir as particulas que ainda vão pro aspirador. Fiz um teste e preferi usar SEM o acrilon, aumentando o poder de sucção. Apenas uma pequena parte de pó foi direto pro aspirador (talvez menos de 10%) o que pra mim não é nenhum problema. Cabe aqui também uma observação: usei um balde de 20 litros e perco cerca de 1/3 com a placa interna, já que o pó fica apenas abaixo da placa. Logo, se o uso da CNC for grande, será necessário esvaziar o coletor com mais frequencia ou numa solução melhor, fazer um coletor maior. Inclusive vi uma montagem onde usavam dois baldes idênticos, um sobre o outro, cortando o fundo de um deles.


Montagem finalizada. No centro conectamos o tubo do aspirador, enquanto que na lateral colocamos a mangueira de coleta. O próximo passo agora é fazer uma peça para prender o tubo na tupia, para que, enquanto ela estiver cortando, o pó seja aspirado pela mangeira. Mas isso já é assunto para outro artigo. ;)

Agora é aproveitar o aspirador e fazer a limpeza geral do centro de usinagem... Olha nas fotos a sujeirada de pó de madeira que já está no chão! :D

Dúvidas ou sugestões, escreva no espaço abaixo.




Voltar - Home


Comente



COMENTÁRIOS DESABILITADOS NO MOMENTO! RETORNAM EM BREVE
É expressamente proibido a reprodução total ou parcial deste texto sem a minha devida autorização por escrito.