Novos Colares para o meu CNC



Em 30 de dezembro de 2012

Já faz algumas semanas que tenho uma pequena fresadora CNC, veja meu artigo, e com o uso surgiram algumas pequenos "incomodos". O primeiro deles é o sistema que prende o spindle, no meu caso uma tupia Makitta. Originalmente, provavelmente para manter o custo baixo, o Router vem com duas abraçadeiras grandes para prender a máquina, que até funcionam, mas é razoavelmente feio e gostaria de dar um jeito. O segundo pequeno problema é quanto ao posicionamento inicial dos eixos que eu geralmente faço abaixando o spindle e alinhando a ponta da fresa onde quero começar, o que também funciona, só é meio chato. ;D
Nos meus muitos estudos sobre CNC, vi um video muito legal de uma máquina usando um laser pointer para facilitar esse acerto do ponto zero e como eu já queria mesmo eliminar as abraçadeiras, a solução seria fazer novos "colares" para prender a tupia no lugar, conjugada com um pequeno laser.

O desenho das peças saiu meio na "orelhada", olhando soluções em outras máquinas. Pacientemente com um paquimetro fui fazendo as minhas medidas e desenhando as novas, que foram cortadas na própria Router. (E atire a primeira pedra quem nunca fez isso) :D

O video abaixo mostra a usinagem de algumas partes e a utilização de uma nova técnica (nova pra mim). Agora estou fazendo o corte em passagens rápidas e rasas que resultam num tempo menor de usinagem, porém com muito mais sujeira, mas em compensação a peça sai muito bonita e bem acabada.






O MDF que usei apesar de ser razoavelmente grosso (16mm) teria que suportar um peso considerável, então utilizei um principio semelhante ao da "mão francesa" para a distribuição do peso. Cortei uma segunda peça igual, mas com a metade da largura, que fica presa abaixo da peça principal com parafusos. Quando esse conjunto estiver preso no CNC o peso da máquina tenderá a empurrar essa "meia-peça" contra o suporte do eixo Z dando muita firmeza. (Acho que deu pra entender o principio).







O laser que comprei foi um cross, na DealExtreme é o SKU 46387, faz uma cruz quando ligado, que usei como mira para o ponto zero. Nas fotos acima como imaginei a montagem do laser, um pequeno furo alinhado com o eixo X, porém a exatamente 5 cm do eixo Y. No uso, seria o caso de logo após eu posicionar o laser onde quero começar o corte, com um comando "G" eu deslocaria 5 cm para o lado e zeraria os eixos, conseguindo assim o meu ponto inicial.


Adicionei na peça um parafuso de ajuste para prender firmemente a tupia na montagem final.


O colar superior foi exatamente o mesmo principio, com as diferenças do recorte para a tupia ser um pouco maior (ela alarga na parte de cima) e não ter o furo pro laser.


Com as novas peças prontas, foi o caso de retirar o suporte do eixo Z para a montagem final.


Fiz os recortes nas peças para as duas barras de aluminio, mas acabei percebendo que elas poderias ser eliminadas.


O encaixe foi quase perfeito, mas a peça superior eu fiz muito justa, o que acabou dando um certo trabalho para encaixar a tupia. Com uma serra cortei o outro lado colocando um segundo parafuso de ajuste, que facilitou em muito a tarefa de montagem.


Montagem final: um bom resultado considerando a minha pouca experiência com CNCs.


E o laser. É um pequeno detalhe, mas facilita muito na hora do setup inicial do corte.

Em 15 de janeiro de 2013

Incluo o arquivo vetorizado do colar neste link para facilitar a vida dos amigos que pretendem fazer colares semelhantes para as suas máquinas.

Comentários ou sugestões, faça no espaço abaixo.


Voltar - Home


Comente



COMENTÁRIOS DESABILITADOS NO MOMENTO! RETORNAM EM BREVE
É expressamente proibido a reprodução total ou parcial deste texto sem a minha devida autorização por escrito.