Mod de um C64DTV




Tempos atrás um amigo meu me presenteou com um Atari Americano e este C64 "direct to TV". Nada mais é do que um joystick com um C64 emulado em FPGA e 30 excelentes jogos do sistema. Funciona com 4 pilhas pequenas e na traseira tem um cabo A/V de 2 metros. A graça toda da coisa é que o autor do projeto deixou na placa os sinais para o drive 1541 e teclado, permitindo que com alguns minutos de solda se tenha um C64 bem funcional. Como nessa época eu ainda não tinha um C64, meu objetivo era utilizá-lo em conjunto com o Emulador de Drive para poder programar a parte da emulação do 1541. 

Depois de alguma pesquisa cheguei a inúmeras páginas contendo informações, pinagens e uma centena de variações possiveis de case mods. Inclusive uma bem interessante, que alguem colocou um desses DTVs dentro de um case original de C64 defeituoso.
No meu eu imaginei deixar tudo o mais simples possível. Peguei uma caixa Patola que eu tinha por aqui para acomodar a placa principal. Então um pedaço de placa universal para um 7805 e o conector do joystick foi retirado de um Mega Drive de sucata.


Os cabos originais de A/V foram cortados e soldados num RCA femea de painel e a tomadinha do PS/2 tirei de uma plaquinha de slot de PC. O outro conector é do drive 1541. Nesse primeiro momento não me preocupei em colocar o conector compativel com o 1541 real porque eu também não tinha drive nessa época. Tempos depois quando o drive chegou em troquei.


Fiz a pinagem do joystick no padrão Atari e posso jogar os 30 jogos gravados. Para entrar no modo "C64", basta dar um reset e segurar a tecla "K".



Dúvidas ou sugestões, utilize o espaço abaixo.


Voltar - Home


Comente



COMENTÁRIOS DESABILITADOS NO MOMENTO! RETORNAM EM BREVE
É expressamente proibido a reprodução total ou parcial deste texto sem a minha devida autorização por escrito.