Botão de Reset

Em 6 de Agosto de 2011

Um botão de Reset é bem útil e está ausente em muitos micros antigos. Ele faz uma enorme falta quando queremos reinicializar, poupando o trabalho de desligar a fonte e, de certo modo, protegendo o equipamento quanto a "picos" gerados pelo ato do "desliga-liga" da alimentação. Algumas interfaces como a Kempston, M1 ou a IDS, no caso dos TK90X/95, tinham o referido botão, mas e quem não tem uma dessas?

Para solucionar o problema, basta fazer essa instalação que é muito simples, bastantando um pouco de intimidade com um ferro de solda. Confira o esquema abaixo.


Basta soldar fios em um botão comum N.A. (padrão normalmente aberto) e estes nos pinos 26 e 29 do Z80. No quadro amarelo uma instalação alternativa, utilizando dois botões em série, evitando assim um Reset acidental.

O mais interessante é que não estamos limitados só a um micro específico. Este mesmo esquema pode ser aplicado em TK82C, TK83, TK85, TK90X, TK95, CP200, CP300, CP500, MSX, ZX Spectrum e outros micros que sejam baseados em CPU Z80.

Agradeço ao Marcelo Martins pelo desenho do esquema. Não deixe de conferir o Clube do TK90X. Tem muita documentação e informações interessantes sobre os micros da Microdigital.

Dúvidas, sugestões? Use o espaço abaixo.


Voltar - Home


Comente



COMENTÁRIOS DESABILITADOS NO MOMENTO! RETORNAM EM BREVE
É expressamente proibido a reprodução total ou parcial deste texto sem a minha devida autorização por escrito.