Conserto de um CP300

Em 4 de Setembro de 2011






Me lembro dos TRS-80-compatíveis lá nos anos 80. Na verdade era um pouco difícil de serem vistos, porque o preço era bem acima dos outros micros (que já eram caros na época), mas lembro claramente de uma conhecida loja de eletrodomésticos com uma pequena seção com um CP500 e um CP300, além dos TKs 85 e 90x. Um ou outro vendedor me deixava eu dar uma olhada "mais de perto" e eu arriscava alguma programação de coisas bobinhas que eu já fazia na época.

Bem, o tempo passa, consegui o meu CP500 a relativamente pouco tempo, mas o CP300 eu nunca tinha chegado a conhecer por dentro até essa oportunidade. Esse CP chegou por aqui funcionando, porém com caracteres embaralhados na tela.


Para confirmar digitei um pequeno programa em BASIC que escrevia algumas frases na tela e realmente constatei que pelo menos o Basic funcionava. Eu já tinha pego um problema semelhante num Hotbit, então o primeiro teste seria nas memórias de vídeo. Nesta placa são os dois CI 2114 próximo a caixa do modulador de RF. Troquei os dois chips originais por outros que eu tinha certeza que funcionavam bem.


Opa! Já funciona perfeito... Vamos torcer para que somente um dos CIs esteja com problema. Vamos voltar com um deles para a posição original.


É, esse não deu... Vamos ver o outro.


Perfeito! Somente um chip com problema...

Agradeço ao amigo Jader de Amorim pela oportunidade e espero que ele faça um bom uso desse CP que parece estar meio raro nos dias de hoje.

Dúvidas, sugestões? Use o espaço abaixo.


Voltar - Home


Comente



COMENTÁRIOS DESABILITADOS NO MOMENTO! RETORNAM EM BREVE
É expressamente proibido a reprodução total ou parcial deste texto sem a minha devida autorização por escrito.