Multímetro Fluke 87V




Em 26 de dezembro de 2009

Chega a ser engraçado como as coisas acontecem. Na semana passada fiz o seguinte comentário numa das listas que participo: "Só trocaria meu Fluke (um modelo 179) por um outro Fluke". No dia seguinte um amigo meu que já não via a tempos disse que sabia de um 87V, 0km, num ótimo preço. Eu já conhecia o multimetro de uma loja na rua República do Líbano (RJ) e me pareceu de longe o melhor modelo dos "baratos", leia-se "o máximo que eu gastaria num multimetro", então logicamente me informei e no meio a feriados e festas, fui buscar hoje.




A surpresa maior ficou por conta do "Kit Eletricista Industrial" que acompanha duas pontas de provas extras, um case e mais a cinta magnética. Para quem esperava só o multimetro, foi uma grata surpresa.


O cabo é bem longo, provavelmete 1.5m e tem um sistema bem interessante. Funciona como uma extensão, tendo um outro conector na ponta, onde se encaixam as diversas ponteiras diferentes da Fluke. Apesar do acabamento impecável da ponteira, eu achei muito desconfortável utilizá-la. A ponta não é fina o suficiente e é muito curta, dificultando o uso.



As outras ponteiras tem garras. O acabamento também é impecavel, mas achei um pouco grande e pode acabar sendo um problema achar um lugar para fixá-la.




No meu Fluke antigo eu já utilizava uma ponteira de um kit que um amigo trouxe de viagem elas são bem finas na ponta e tem uma rosca logo acima, onde você pode conectar algumas outras peças que vem junto, como garras jacaré e terminais que podem ser presos com parafusos. Irei passá-las para o novo. ;)




A ponta de prova de temperatura é praticamente igual ao do modelo 179, mas com um acabamento mais bonito, seguindo a linha das novas ponteiras.


A presilha magnética é muito forte e o imã aguenta tranquilamente o peso do multimetro.



O case foi uma ótima adição ao kit e tem um tamanho bem razoável. Não é preciso fazer nenhuma mágica para acomodar todos os itens facilmente.



A embalagem contém vários encartes e folhetos, além de um CD contendo os manuais na versão "Completa". Esse da embalagem é apenas o "Iniciando".



Um pouco maior que o  179, mas nada absurdamente grande.



Bom, vamos ao que interessa, o multimetro. :D
Varias funções novas em relação ao modelo 179, sem contar o aumento da precisão e range de medidas. Enquanto o 179 só testa de 1nf a 10000uF na capacitancia, este mede de 0.01nf a 10000uF. Temperatura no 179 de -40 a 400 graus. No 87V de -200 a 1090 e por ai vai.

Destaco a iluminação do display com dois niveis de luz e o que o manual chama de "medida relativa" que funciona mais ou menos como a função "tara" de uma balança. Vou exemplificar. Supondo que estejamos medindo uma fonte de 5V. Com os 5V marcados no display eu aciono a tecla de medida relativa. O multimetro passa então a considerar esse 5V como 0v, então se eu medir 7V o display estará mostrando apenas 2V.



Exemplificando também o item precisão, medi a saida de uma fonte de 12V e o 87V indica 11.778v, enquanto o modelo 179 indicou 11.78v. Espero que eu nunca precise fazer nenhum projeto que eu precise saber diferenças em milivolts, mas se precisar, o equipamento já está na mão. ;)

Fiz ainda inumeras comparações e testes com vários componentes, sempre verificando as medidas do 87v com as do 179 e como não poderia deixar de ser, o resultados variaram pouquissimo, 1% ou talvez nem isso. Assumo que isso se deva a precisões diferentes nos dois equipamentos.

Mesmo sendo usuário dos Flukes a quase 5 anos, não paro de me espantar com a qualidade sempre crescente destes equipamentos. O multimetro, peça obrigatória a qualquer hobista, estudante ou profissional de eletrônica na minha opinião, tem que ser Fluke. E hoje nem é preciso gastar rios de dinheiro, porque na Deal Extreme tem o modelo 17B por apenas $92 com envio gratuito para o Brasil. Se der sorte de não ser taxado fica Fluke com preço de multimetro nacional. Ainda não tive oportunidade de usar um 17B, mas não dúvido que a qualidade seja a mesma que qualquer outro da linha.

Dúvidas, criticas ou sugestões, use o espaço abaixo para os comentários. 



Voltar - Home


Comente



COMENTÁRIOS DESABILITADOS NO MOMENTO! RETORNAM EM BREVE
É expressamente proibido a reprodução total ou parcial deste texto sem a minha devida autorização por escrito.