Interface de Drive Tandy para o Color Computer

Em 30 de julho de 2010.


Algumas semanas atrás apareceu no Mercado Livre uma Interface de Drive da Tandy para o Color Computer (CoCo). No Brasil a linha fez um relativo sucesso com o clone feito pela Prológica, o CP400.
Eu nunca fui usuário da linha, mas sabendo o quanto é difícil aparecer uma interface dessas por aqui acabei comprando para no mínimo aprender um pouco sobre ela. Uns dois dias depois ela chegou na minha casa e foi logo para a bancada para uma vistoria completa.

Diferente do módulo CP450, o drive do CP400, esta interface é um único cartucho que tem um conector feito para a entrada lateral do CoCo. Na outra extremidade temos a saída para o drive no padrão EDGE como os antigos drives de 360Kb de PC.


Só para esclarecer, o CP450 era um gabinete grande com dois drives e placa de interface interna que eu acredito que seja muito semelhante a essa da Tandy. Do módulo partia um cabo com um cartucho que conectava no slot frontal do CP400. Na foto abaixo, de uma antiga propaganda de revista, ele está embaixo do monitor.


Por dentro a interface é razoavelmente simples, baseada no controlador de floppy MB8877A. Tem ainda uma ROM de 8kb e alguns CIs TTLs bem comuns. Existe ainda um chip separador de dados o WD9216 que provavelmente é o mais dificil de se conseguir nos dias de hoje. Mas num eventual reprojeto da interface poderíamos usar um WD2793 por exemplo que não precisa de separador e ainda se acha facilmente.


Na parte de trás existe um papel metalizado preso por dois arrebites.


Em breve vou começar o reprojeto desta interface para que os amigos usuários do CP400 tenham mais facilidade no uso dos seus softwares. Ainda não tenho data definida para o início do projeto e muito menos para o final, mas aguardem por novidades.

Atualizado em 3 de Agosto

Graças a pesquisa incansável do Daniel Viana, o esquema da interface da Tandy está disponível.


Dúvidas ou sugestões, comente no espaço abaixo.


Voltar - Home


Comente



COMENTÁRIOS DESABILITADOS NO MOMENTO! RETORNAM EM BREVE
É expressamente proibido a reprodução total ou parcial deste texto sem a minha devida autorização por escrito.