Monitor Samsung SyncMaster 510N

Em 13 de Março de 2011


Sempre foi alardeado que assim como os monitores LG M1721A e M1921A o Samsung SyncMaster 510N também suporta RGB em 15Khz, mas eu mesmo nunca tive a oportunidade de testá-lo. Dia desses vi um usado anunciado por uma módica quantia que eu topei pagar para fazer minhas experiências.

Recebi o Monitor hoje e fiz os primeiros testes para ver como ele se comportava. Nitidamente o monitor estava guardado a algum tempo, com muita poeira, mas em ótimo estado.


Liguei o meu TKPlus direto no cabo VGA e este funcionou de primeira, sem precisar de qualquer mudança no monitor. Fiz apenas o ajuste da posição da imagem que estava ligeiramente fora de centro, usando o menu do próprio monitor.


No menu também a informação que o monitor está operando a 15Khz.


Com uma IDS:


Carreguei alguns jogos, como mostram as fotos abaixo.


Tentei fazer um teste com o Spectrum 128 +2, porém ele não funcionou neste monitor. Apesar do cabo ser o mesmo do TKPlus, o monitor mostra apenas uma tela preta. Confirmei o correto funcionamento do micro no Monitor LG, então imagino que de alguma maneira o 510N não tenha gostado do sinal de video do Spec. Meu chute é que pode ser que tenha algo a ver com o sincronismo, porque como eu disse lá no artigo do Monitor LG, esse meu cabo é direto, ligando cor com cor e o syncronismo composto no HSync do VGA. No LG funciona sem problemas e mesmo o sinal gerado pelo TK funcionou no 510N, mas talvez no caso do Spec seja necessário fazer a separação com um LM1881 por exemplo. Testarei novamente numa outra oportunidade.

Concluindo, é um bom monitor. No geral a qualidade de imagem é um pouco inferior a conseguida pelo LG e este ainda tem a vantagem de ter as entradas S-Video, Composto e RF, mas o Samsung é muito mais fácil de ser achado por bons preços. Pra quem ainda não tem nenhum monitor de 15khz, é uma ótima opção.

Dúvidas ou sugestões, comente no espaço abaixo.


Voltar - Home


Comente



COMENTÁRIOS DESABILITADOS NO MOMENTO! RETORNAM EM BREVE
É expressamente proibido a reprodução total ou parcial deste texto sem a minha devida autorização por escrito.