Osciloscópio Owon PDS-5022




Antigamente um dos meus sonhos era ter um osciloscópio. Eu nem tinha muita idéia de como funcionava, mas sabia que eu precisava de um. Alguns anos depois separei um quarto da minha casa para fazer meu laboratório de eletrônica e sabia que ia colocar um osciloscópio lá dentro de qualquer jeito. Comecei então a catar os anúncios e uns dias depois achei um Ramsey de 25MHz por um preço atraente. Conversei com o anunciante e fiquei sabendo que o pai dele tinha morrido a algum tempo e ele estava se desfazendo de uma oficina completa. Junto com esse ainda peguei novos na caixa um frequencimentro e um multimetro analógico (ou "de agulha").



O frequencimetro e o multimetro continuam na caixa, mas o osciloscópio que talvez já até fosse usado, coloquei na minha bancada. Fucei o máximo que eu podia nele e estudei muito para aprender o significado daquelas figuras na tela.

Veio então os osciloscópios digitais. Pelo que eu via, era muito mais simples de serem utilizados, mas o preço era realmente proibitivo por aqui. Mais uns anos se passaram, até que me deparei com os primeiros ICEL e Minipa com tela de LCD, custando menos de R$2000. Depois de alguma pesquisa, acabei achando esse Owon no site da Controller por módicos R$1600 e sem pensar duas vezes fiz a compra. Fui excepcionalmente bem atendido pela equipe de vendas e 15 dias depois, chegou por Sedex no meu endereço. Ah, detalhe importante 3 anos de garantia. Existe uma versão deste com Analizador Lógico, mas como custa o dobro do preço e eu uso muito pouco meu HP, acabei deixando essa passar.



A primeira coisa que impressiona é o tamanho reduzido que é mais ou menos o de um rádio de pilhas grande. Tem alça e tudo, por isso a comparação. Coloquei-o "provisóriamente" para morar em cima da "cabeça" do Ramsey e acabou ficando lá até hoje. Ignorando a bagunça, notem na terceira foto como ele é muito menor que um osciloscópio tradicional. Também muito leve, provavelmente pesando menos de 1kg. Não comprei a bateria interna o que aumentaria o peso, mas tranquilamente ele é portátil o suficiente até para conserto à domicilio se fosse o caso.

Aproveitei uma placa de CP500 que estava sobre a bancada para realizar alguns teste nele:



No conector de saída que vai para a placa de monitor do CP, liguei a ponteira do osciloscópio e apenas pressionei o "Auto-set" do Owon. Esse pino que peguei era o Hsync. Veja que na tela do osciloscópio não precisamos interpretar nada. A medida da frequência já aparece, 15.84Khz. É possível ainda mudar o tipo de medida, alternando entre voltagens minima, média, máxima e pico a pico, frequencia e mais uma penca de outras coisas. O melhor é que não precisei ficar catando o traço do osciloscópio nem chaveando voltagens e tempos. Um toque de um botão e a imagem já estava na tela, exatamente como na foto.




Trocando o pino e outra vez usando o auto-set, peguei o próximo sinal que era o Vsync. Veja que a frequência é de 59.98Hz




Depois passei para o sinal de video.


E aqui com o Hsync no canal 1 e Vsync no canal 2.


A tela, ao contrário do ICEL e Minipa (pelo menos nos modelos que olhei), é colorida, o que deixa a leitura bem corfortável principalmente no caso de uso dos dois canais ao mesmo tempo. Ainda tem inúmeras outras funções. Por exemplo é possivel capturar um gráfico e deixá-lo na tela, enquanto vc faz outra medição e pode mover o traço capturado por cima da novo para comparação. Existe uma saída USB na traseira, mas não ficou claro a sua função. Li algo no manual sobre gravação do gráfico e entendi que seria pra colocar um pen drive. Já o software que vem em CD apesar de ter uma versão em ingles, travou durante a instalação com uma mensagem em chines em dois computadores diferentes. Imagino que este software seja para capturar as telas no PC a partir da USB.

Fora esse detalhe do software não tenho absolutamente nenhuma reclamação deste Owon. Ele é muito fácil de ser usado até mesmo por quem está começando agora e a garantia de 3 anos me deixou muito confiante para optar pelo equipamento.

Dúvidas, criticas ou sugestões, use o espaço abaixo para os comentários. 



Voltar - Home


Comente



COMENTÁRIOS DESABILITADOS NO MOMENTO! RETORNAM EM BREVE
É expressamente proibido a reprodução total ou parcial deste texto sem a minha devida autorização por escrito.