Saída de Vídeo Composto no Telejogo 2 Philco

Em 10 de janeiro de 2010.


Depois do sucesso da saída de video composto no Telejogo recebi inumeros e-mails de pessoas pedindo uma adaptação semelhante para o segundo modelo, chamado de Telejogo 2, uma versão com 10 jogos que funciona com dois pequenos joysticks. Como eu tinha também um em casa e não estava dificil de pegar, neste fim de semana trabalhei um pouco em cima dele e apresento agora a INÉDITA "Saída de Audio e Vídeo Composto para o Telejogo II Philco".

O AY-3-8610, outro pong-in-a-chip e principal chip do Telejogo II é bem diferente do MM57100 do Telejogo original, a começar pela geração do sinal de video. No MM tinhamos um único sinal de video e no AY quatro sinais + o sinal de sincronismo + blanking. Apesar de toda a diferença, o circuito de saida é bem parecido, com base no mesmo LM1889 e com alguma medição eu percebi que ele combinava todos os sinal e injeta no LM, do mesmo jeito que o primeiro Telejogo.

Desolde o fio vermelho, marcado na placa como "ponto II". Este é o nosso sinal de luminância, que são todos os sinais de video combinados.


Precisamos isolar o sinal de RF, portanto é necessário retirar algumas peças para não gerar interferência na saída de vídeo. São quatro resistores, R37, R38, R47 e R49 e dois capacitores, C15 e C17. Todos eles estão ao lado do LM1889 e abaixo da bobina.


Como a geração do RF é muito parecida nos dois Telejogos, o esquema é quase o mesmo.


O resistor de 330 ohms que vai ligado ao VCC precisa ser de 2 watts porque ele esquenta um pouco. Outra observação fica para o VCC e o Terra do circuito. O VCC deverá ser ligado no pino central do IC2. Veja na primeira foto que ele é marcado no silk da placa como pino 3. O Terra é onde fica ligado o LED do painel, segunda foto ao centro. Também no silk da placa tem o desenho de um "Terra" (parece um pente ou antena, porque está de cabeça pra baixo).


Para o sinal de áudio basta colocar um capacitor de 1uF no pino 13 do AY que é a saida de audio do chip. Você pode adicionar uma segunda saída de audio se a sua TV tem entrada estéreo. Basta ligar um segundo capacitor junto com o primeiro neste pino 13 e ligar mais um conector de saída de som. O som não fica estéreo obviamente, mas pelo menos você escutará o som nos alto-falantes dos dois lados da TV.


Se você não encontrar um resistor de 75 ohms, uma solução simples é usar dois resistores de 150 ohms ligados em paralelo, fazendo assim os 75 necessários para o funcionamento.




O vídeo fica no sistema de cor PAL-M pois o cristal original é de 3,575611Mhz. Se ficar oscilando um pouco a cor, faça um pequeno ajuste no trimmer CT1 que fica perfeito.

Segue algumas fotos e como sempre dizemos, é dificil fotografar TV de CRT, portanto as fotos não traduzem a beleza da imagem, bla bla bla...


Como os testes foram feitos...

De novo, faço a mesma "previsão": não tarda a aparecer esse mesmo circuito por ai de vários "autores" diferentes e vendedores de Mercado Livre que juram que eles mesmos desenvolveram e estão vendendo. Como digo, as informações aqui contidas são livres para qualquer um usar como bem entender e obviamente não me responsabilizo pelo mau uso delas.

Deixe seu comentário no espaço abaixo. Ele é o meu "pagamento" pelo esforço para manter o site sempre atualizado.

Em 17 de outubro de 2014

Corrigi um erro no desenho do esquema onde eu tinha invertido o desenho do transistor.


Voltar - Home


Comente



COMENTÁRIOS DESABILITADOS NO MOMENTO! RETORNAM EM BREVE
É expressamente proibido a reprodução total ou parcial deste texto sem a minha devida autorização por escrito.