Saída de Vídeo Composto no Telejogo Philco

Em 7 de janeiro de 2010.

(Esta foto autoria de Danillo)

Há tempos eu queria fazer esse mod, mas devido a combinação de fatores, eu acabava deixando sempre pra depois. Aproveitei o pequeno recesso de fim do ano para estudar um pouco o circuito e apresento agora a INÉDITA "Saída de Audio e Vídeo Composto para o Telejogo Philco", resultado de 3 dias de trabalho de muita observação, medição e soldagem.

Comecei procurando no Google informações sobre o MM57100 que na verdade é um "PONG-IN-A-CHIP" e sobre o LM1889 que é um Modulador de RF muito usado em em coisas da época, tipo o TK90X e Colecovision. A grata surpresa ficou por conta do "esquema de um TV Game Genérico" no próprio datasheet do LM1889 que é MUITO parecido com o Telejogo Philco.


Atualizado em 13/07/2015: O amigo Wagner Alencar fez o escaneamento e disponibilizou o esquema do Telejogo Philco. Muito obrigado por dividir essas informações com a gente!

Logo de cara vi que a coisa não ia ser nada simples. Não vou me prender em detalhes técnicos, mas geralmente o mod pra esses equipamentos que usam esse LM é pegar a subportadora no pino 13, meter num transistor e tá pronto a saida de video. O problema é que além das voltagens da fonte serem negativas, a ligação do LM1889 não seguia o "padrão".

Desliguei então o pino 13 do circuito, retirando o resistor R718 e o capacitor C716. Não tem muito mistério, olhando o Telejogo aberto, de frente, as duas peças estão a direta, logo abaixo da bobina. Siga a inscrição na placa de circuito impresso e também compare as duas fotos abaixo.


O sinal de luminância é gerado pelo pino 6 do MM57100 e vai ligado no pino 12 do LM por um resistor. Achei melhor isolar tb esse sinal, para não gerar interferência. Retirei então da placa o resistor R707. Ele está bem no centro da placa, a direita do MM57100. Veja as fotos.


Com alguma experimentação nos valores dos componentes, combinei o sinal de luminância vindo do pino 6 do MM com a subportadora que agora estava no pino 13 do LM.

O sinal de áudio foi moleza, bastando colocar um capacitor de 1uF no pino 5 do MM57100 que é a saida de audio do chip.


Fica uma observação quanto ao resistor de 75 ohms. Ele esquenta MUITO devida a tensão presente na saida do transistor, então o ideal é colocar um de pelo menos uns 2 ou 3 watts. Como não é muito fácil de encontrar, uma solução simples é usar dois resistores de 150 ohms de 2 ou 3 watts ligados em paralelo, fazendo assim os 75 necessários para o funcionamento.


Outra observação é quanto ao Terra onde você ligará os componentes e o VCC. Como Terra utilize o pino 12 do MM57100 e como VCC o pino 14 também do MM57100. ATENÇÃO: lembre-se que a tensão desta fonte é negativa. Então se você simplesmente colocar o multímetro, pode achar que o terra é o pino 14, mas o terra é o pino 12. Indiquei escrevendo no esquema e nas fotos, mas nunca se sabe. ;)

Deixo também a sugestão de colocar um trimpot de 2k2 ou 3k3 entre o emissor do transistor e o capacitor da saída de de vídeo, servindo para regular o brilho.

Você pode adicionar uma segunda saída de audio se a sua TV tem entrada estéreo. Basta ligar um segundo capacitor junto com o primeiro no pino 5 do MM e ligar mais um conector de saída de som. O som não fica estéreo obviamente, mas pelo menos você escutará o som nos alto-falantes dos dois lados da TV.

O vídeo fica no sistema de cor PAL-M pois o cristal original é de 3,575611Mhz. Se ficar oscilando um pouco a cor, faça um pequeno ajuste no trimmer CT701 que fica perfeito.


Segue algumas fotos e como sempre dizemos, é dificil fotografar TV de CRT, portanto as fotos não traduzem a beleza da imagem, bla bla bla...


Quem a 30 anos atrás poderia imaginar um Telejogo ligado numa TV de 50 polegadas?


Como curiosidade, segue a foto do meu Telejogo de testes com a protoboard ligada para a rápida troca de componentes.

Tenho certeza que a partir de hoje aparecerão vários "autores" desse mesmo circuito por ai, mas o importante é que está TESTADO e FUNCIONA em qualquer TV, inclusive nas modernas de plasma e LCD. Claro, encorajo os amigos a tentarem pequenas variações nos valores dos componentes, porque fiz a modificação em apenas um console e ajustei a imagem ao meu gosto pessoal. Qualquer sugestão é sempre bem vinda e será creditada quando utilizada.

Finalmente, quero dizer que as informações aqui contidas são livres para qualquer um usar como bem entender e obviamente não me responsabilizo pelo mau uso delas. Não quero nenhuma compensação material pelo trabalho, mas pelo menos gastem 30 segundos do tempo de vocês para agradecer na área de comentários. Já me sentirei recompensado em saber que o este tutorial serviu para alguma coisa para alguem em algum momento.

Em 17 de outubro de 2014

Corrigi um erro no desenho do esquema onde eu tinha invertido o desenho do transistor. Outra dúvida foi quanto a informação da pinagem do CI parecer invertida entre voltagem e terra, mas não está. Coloquei essas observações também no texto original e nas fotos.

Dúvidas ou sugestões, utilize o espaço abaixo.


Voltar - Home


Comente



COMENTÁRIOS DESABILITADOS NO MOMENTO! RETORNAM EM BREVE
É expressamente proibido a reprodução total ou parcial deste texto sem a minha devida autorização por escrito.