Tic Tac Blue - Gerador de Color Bar para monitores de 15Khz

Em 28 de outubro de 2012




Os monitores mais cobiçados pelos amantes da retrocomputação são aqueles que aceitam o sinal de RGB direto a 15Khz gerado pelos equipamentos antigos. O Commodore 1084s é um bom exemplo e continua como um dos melhores monitores representantes do padrão. Porém, achá-lo nos dias de hoje já não é uma tarefa fácil e mesmo a escassez de peças e técnicos para repará-los também já é uma realidade. Para nossa sorte, alguns monitores de LCD mais modernos funcionam perfeitamente com os equipamentos antigos, como os LG1921A e Samsung 510N e semelhantes. Como esses exemplos ainda devem existir outros monitores, mas para testar cada um é uma tarefa cansativa, sendo necessário montar todo o equipamento para um simples teste.

O Tic Tac Blue veio justamente para suprir essa deficiência, tornando o teste uma tarefa simplíssima, bastando colocar o cabo de video e ligar o monitor. Ao toque de um botão você já tem rapidamente a resposta se o monitor suporta ou não os 15Khz através do tradicional padrão colorido de barras.


O circuito é bem pequeno e pode ser montado numa pequena caixa e ser levado no bolso.


Lembrando que o PIC que necessita de gravação do firmware contido neste arquivo HEX para o funcionamento.


Também elaborei uma pequena placa de circuito impresso para o circuito, que pode ser baixada neste link já espelhada, pronta para a impressão. Para a montagem basta seguir o layout do desenho com os componente de acordo com o esquema. Vale uma observação que deixei espaço na placa para um suporte de bateria estilo as usada em placa mãe de PC, porém são necessárias DUAS baterias no soquete e as de placa-mãe (código CR2032) NÃO vão servir nesse caso. Você precisará de duas CR2016, colocando as duas no soquete ao mesmo tempo, uma sobre a outra. Como a CR2016 tem exatamente metade da largura da outra, as duas caberão perfeitamente no soquete sem qualquer esforço.

Também deixei espaço para a inclusão de uma chave de 6 terminais e 2 posições. Com ela você poderá selecionar os sinais VSync e HSync indo para os pinos correspondentes do monitor, ou apenas CSync para HSync. Existem monitores que funcionam melhor de um jeito ou de outro, logo sempre teste com a chave nas duas posições antes de descartar a possibilidade do monitor não ter funcionado a 15Khz.

Espero que desse jeito eu tenha facilitado a nossa eterna busca e que possamos descobrir mais monitores que atendam às nossas necessidades e que não sejam tão dificeis de conseguir.

Em 20 de novembro de 2012

Fiz uma segunda versão do Tic Tac Blue com um botão extra para testar também o modo VGA padrão, 31 Khz, assim temos um testador para qualquer tipo de monitor. Ainda não divulguei a atualização dessa versão, que farei tão logo termine o lote industrial que estou fazendo.




Esta placa teve o layout feito pelo Daniel Viana, mas como ele me mandou em um software que não utilizo, fiz outra placa com a mesma disposição de componentes, porém com outro roteamento.


Não consegui colocar a tampinha da caixa porque meu conector VGA era grande demais. Não tinha à mão do outro que utilizarei na montagem final, mas como eu só queria testar o layout, foi assim mesmo. Também não tinha a chave que mudará entre CSync e VSync/Hsync, então impovisei com jumpers, apesar da furação já ser a definitiva da chave.




Nas fotos o monitor LGM1921 que suporta tanto o 15Khz quanto o 31Khz. Como pode ser visto o modo 15 continua o mesmo da primeira versão. Já em 31 existem barras horizontais pra não confundir o usuário. Este teste apresenta um pequeno glitch a cada quarto de tela que é visivel em alguns monitores. A cada quarto eu tenho que fechar um loop e iniciar outro o que acaba perdendo alguns ciclos preciosos de tempo e gerando um pequeno desalinhamento nas barras.


Isso não invalida o teste, nem mesmo é perceptivel em todos os monitores. No Philips 19 por exemplo, ele só suporta o modo 31Khz e as barras ficam perfeitas.


Já no monitor Samsung 27, aparece alguns pixels extras.

Testei ainda em três TVs LGs que tem entrada VGA e nenhuma delas suporta 15Khz no conector. Não é dessa vez que vou ligar meu Spectrum numa TV gigante :D

Em 26 de dezembro de 2012

Versão 2.0 disponível para download!


O arquivo para a gravação do PIC pode ser baixado neste link.

Dúvidas ou sugestões, utilize o espaço abaixo.


Voltar - Home


Comente



COMENTÁRIOS DESABILITADOS NO MOMENTO! RETORNAM EM BREVE
É expressamente proibido a reprodução total ou parcial deste texto sem a minha devida autorização por escrito.