TBBlue




"TBBlue" é o nome dado ao firmware que equipa placas baseadas em FPGA e que sintetizam as diversas máquinas da Sinclair. O nome foi criado com a junção dos sobrenomes dos autores: "TB" de Trucco-Belavenuto e "Blue" em relação a cor da máscara de solda da placa, ficando a placa na cor azul depois de pronta.

Os Sinclair certamente foram os computadores mais influentes na Europa na década de 80 e ganhou uma legião de fãs e motivou a criação de diversos clones, principalmente na região da ex-União Soviética. No Brasil fomos agraciados com os TKs, clones também não autorizados produzidos pela Microdigital.

Sintetização no Multicore:
SD: Suporte FAT16/FAT32
Vídeo: VGA/HDMI
Scanlines: Com scanlines opcionais
Som: Com som
Extras: mouse/teclado
Joystick: Joystick 1 botão (padrão Atari)

Teclas:

F1 - Hard Reset
Reinicia completamente a máquina, equivalente a desligar e ligar a fonte de alimentação. Neste ponto a tecla Espaço pode ser acionada para entrar em modo de configuração e seleção da máquina e interfaces que estrão disponíves durante o uso.

F2 - Scandoubler Sim/Não
Com o scandoubler ativo pode ser usado um monitor VGA como o de um PC comum (31KHz). Se a opção for desativada, o suporte é apenas para os monitores padrão da época, 15Khz.

F3 - Alterna 50/60 Hz
Muda a frequência vertical do monitor entre 50 ou 60 Hz. Alguns monitores não se dão bem com a frequencia de 50Hz utilizado no ZX Spectrum, nesse caso pode usado a 60Hz para visualizar a imagem corretamente.

F4 - Soft Reset
Reseta a CPU Z80 e inicia novamente a partir do endereço 0000.

F5 - Pausa CPU
Pausa a CPU Z80. Pode ser usada inclusive por jogos que não tenham opção de pausa originalmente. PORÉM, pode travar e resetar se a programação do jogo depender de interrupções, então faça alguns pequenos testes no jogo em questão para ver se o recurso pode ser usado.

F7 - Alterna Scanlines
Liga ou desliga o recurso das scanlines no vídeo. Inclui uma linha com as cores "rebaixadas" a cada linha com cor "normal", causando um efeito similar a monitores de tubo (CRT).

F8 - Turbo
Comuta entre a velocidade original da CPU e o modo turbo, 7Mhz.

F9 - Aciona Multiface
Aciona o menu da Multiface se a opção estiver ativa na configuração.

F10 - Aciona DivMMC
Para usar o ESXDOS se a opção DivMMC estiver ativa na configuração.

SHIFT - Caps Shift
Mesma função da tecla Caps Shift do teclado do ZX Spectrum

CONTROL - Symbol Shift
Mesma função da tecla Symbol Shift do teclado do ZX Spectrum

Downloads:
Conteúdo do cartão SD
TBBlue VGA.jic
TBBlue VGA.sof


Telas no Multicore:




É expressamente proibido a reprodução total ou parcial deste texto sem a minha devida autorização por escrito.