Nintendo Entertainment System






O NES, que no Brasil foi apelidado de "Nintendinho" foi um console lançado pela Nintendo no Japão em 1983 com o nome de Nintendo Family Computer, ou apenas Famicom. Para o mercado americano o sistema foi redesenhado e recebeu o novo nome para ser lançado em 1985. Foi o videogame de maior sucesso comercial na sua época e ajudou o mercado de videogames a se recuperar da crise de 1983 e estabeleceu novos padrões que seriam seguidos pela indústria.
Se tornou um sistema extremamente difundido graças a jogos da Nintendo que lançaram franquias bem-sucedidas, como Mario, Metroid, Donkey Kong e Zelda. O console também teve grande colaboração de terceiros, com as japonesas Capcom, Konami e Square começando séries como Mega Man, Castlevania, Contra e Final Fantasy no console.

Sintetização no Multicore:
SD: Suporte FAT16/FAT32
Vídeo: VGA
Scanlines: Com scanlines opcionais
Som: Com som
Extras: teclado
Joystick: Joystick 2 botões (padrão SMS)

Infos:
Botão 1: Start player 1
Botão 2: Select player 1
Botão 3: Start player 2
Botão 4: Select player 2

Reset: Botão 3 + Botão 4 volta à tela de menu do Loader
Scanlines: pode ser selecionadas diretamente no menu do Loader.
Os arquivos a serem carregados devem ter a extensão".NES"

A memória foi dividida em 256Kb para a PRG ROM e 256Kb para a CHR ROM. Não conheço nenhum que ultrapasse esses limites, mas teoricamente podem existir jogos que usem mais.

Bugs conhecidos:
Algumas vezes ocorre erro durante o carregamento da ROM. Nesse momento os leds do Multicore se iluminam, porém nãom podem ser visto diretamente por estarem na parte de dentro da placa, mas é bem fácil de perceber porque eles iluminam os quatro botões do MC. Basta repetir a operação e o jogo é carregado.

Change log:
001 : 17/12/2016 - versão inicial

Downloads:
NES VGA.jic
NES VGA.sof

Telas no Multicore:







É expressamente proibido a reprodução total ou parcial deste texto sem a minha devida autorização por escrito.