Corrigindo o Bright do Spectrum no monitor LCD

Em 26 de Setembro de 2011

Dia desses eu estava conversando na Lista "ClubeTK" quando um dos colegas comentou que não conseguia a função de Bright no seu monitor LG M1721A. Como eu tenho a versão 19 deste mesmo monitor, resolvi tirar a prova. Para minha absoluta surpresa, realmente o Spectrum 128 +2 não tinha o Bright nesse monitor!

Pressionando a tecla Break enquanto se reseta conseguimos a tela "demo" abaixo. Cada barra dessas deveria estar metade sem Bright e metade com. Note que todas ficaram iguais.


Já em modo Video Composto e RF, o Bright estava presente, mas nada do RGB. Desci do armário o Spec 128 +3 e um Spec 128 +2A e obtive a mesma imagem, sem o Bright. Convencido que a causa do problema seria o monitor, passei para o Samsung 510N com exatamente o mesmo resultado. Lembrei ainda de um terceiro monitor, uma TV Sony CRT 14 que transformei uns anos atrás. Nessa sim o Bright funcionava normalmente, então imaginei que poderia ser algo relacionado com o LCD exclusivamente.

Analizando o esquema do Spectrum 128 notei que o RGB vai para o plug de saída praticamente direto da ULA, enquanto que a etapa de RF é tratada pelo TEA2000, gerando corretamente o Bright. Então era o caso de dar uma pequena modificada para que a saída ficasse "mais compatível" com os monitores mais novos.

A "correção" é bem simples na verdade e inclusive ela não afeta o Bright do circuito do TEA2000, que é completamente a parte.

Bem, mão a obra: localize os diodos próximo ao conector do RGB, ao lado da caixa do modulador de RF. Estão marcados como D9, D10 e D11. Repare que o D11 fica acima, não alinhado com os outros dois diodos.


Agora é soldar por cima deles resistores, um para cada diodo. O valor que considerei ideal para cada resistor é entre 33R e 75R, variando a intensidade do Bright de acordo com o gosto do cliente. Bem, logicamente você deverá usar três resistores de valores iguais para não dar diferença na cor da saída RGB. Veja na foto abaixo que minha escolha final foram resistores de 33R.


Apesar de ter optado por 33R, cheguei a colocar valores diferentes, e para efeitos comparativos, aquela mesma tela "Demo" nas fotos abaixo sendo apresentada à esquerda com resistores de 33R e à direita com de 75R.


Além do excelente resultado no LG, voltei novamente nos monitores da Samsung e o CRT da Sony e em ambos o resultado foi bem satisfatório.

Não é exatamente o mesmo Bright gerado pelo chip TEA, mas é próximo o suficiente e é bem agradável ao olhos. ;)

Comentários ou sugestões, escreva abaixo.


Voltar - Home


Comente



COMENTÁRIOS DESABILITADOS NO MOMENTO! RETORNAM EM BREVE
É expressamente proibido a reprodução total ou parcial deste texto sem a minha devida autorização por escrito.