Outro Conserto de Membrana

Em 18 de Abril de 2011.


O Cláudio Moisés bolou um jeito diferente de consertar a membrana do teclado e documentou o processo, transformando-o num tutorial.

O texto abaixo e as fotos são do Cláudio, reproduzidas aqui com autorização dele.



Recebi a poucas semanas meu ZX Spectrum+, doravante chamado carinhosamente de "Plus", comprado pelo Ebay na "Terra da Rainha" (vida longa a Rainha) e a tradicional demora foi compensada ao abrir os dois pacotes e ver as condições gerais externas dos produtos. Tudo impecável e parecendo ter saído de uma prateleira de loja de tão novo.


Mas como diz o velho ditado que "alegria de pobre dura pouco", ao ligar o Plus reparei que apesar de ter imagem, o teclado não respondia e só consegui ficar mais tranquilo depois de abrir para testar se era algo com teclado/membrana ou algo pior. Para minha felicidade consegui gerar caracteres removendo o conector e fazendo ponte entre os contatos da placa de cinco vias com o outro de oito vias.


Vendo algumas modificações do Mestre Victor, verifiquei que não poderia ser feito, pois tinha quebrado muito próximo a membrana e outro fator dificultador era que essa membrana possui três camadas, sendo que a do meio usa conexão de contato com cinco vias no cabo menor e usa quatro vias no cabo de oito vias.


Após alguns testes com ferro de solda (vide foto superior) para tentar colocar pelo menos um ponto de solda para ligar um cabo flat de HD, percebi que só poderia ligar por CONTATO FÍSICO e comecei a minha primeira idéia de costurar ou amarrar (esse nome fica mais másculo) na superfície pedaços de fios que podem ser obtidos nos cabos de rede ou cabos de telefonia.


Após verificar o alinhamento e contato, fiz o isolamento e amarração na pouca superfície de ancoragem que restava.


Mas ainda faltava um conector para ligar no Plus, que foi feito com um pedaço de acetato e outra costura, digo amarração, dos fios na mesma sequência de cores que sai da membrana.


Isolamento e estruturação do conector.


E por fim vamos ao primeiro teste onde eu achava que funcionaria simplesmente com a única ligação do cabo, mas como falei no início são necessárias às ligações para a camada central da membrana, e como teste fiz uma ponte com o fio azul da foto onde saíram os primeiros caracteres. VIVA! Estou no caminho certo!!!!


Já estava me sentindo um gênio e resolvi adotar o novo método, esse negocio de costurar é coisa de costureira, macho que é macho solda, junta, amassa e aperta. E para a segunda camada do cabo de cinco vias resolvi abrir a membrana e PENETRAR os fios. Observe que vale tudo pra fazer as pontas entrarem.


É muito, mas muiiiiiiiiiiiiiiito importante verificar ao certo onde é a camada de contato, pois entre as três camadas de contato e trilhas existem duas intermediárias que fazem o isolamento entre elas deixando apenas as janelas onde as teclas vão pressionar e aparecem nas fotos como círculos mais claros. Por duas vezes coloquei os fios na camada errada e não houve contato. Esse teste pode ser feito com um multimetro após colocar uma das ponteira na outra ponta do fio e a outra em um ponto mais a frente da trilha. Feito isso, novamente foi isolar, estruturar e ligar cada um dos novos fios no respectivos fios do outro lado. Nesse momento consegui colocar um pontinho de solda que já tava fazendo falta.


Novo teste e já tinha uma gama grande de caracteres.


Porém para minha surpresa o outro cabo que eu achava estar melhor não funcionava também, daí resolvi RADICALIZAR e meter a tesoura nele e fazer o mesmo do processo de penetrar os fios.


Observe que vale tudo mesmo para abrir caminho. Nesse eu usei um alfinete.


Alguma coisa para facilitar tinha de acontecer diante de tanto trabalho, e reparei que no outro lado do cabo de oito vias só eram necessárias quatro. Faltou uma foto, mas liguei cada um dos quatro fios nos seus correspondentes do outro lado assim como fiz no cabo de cinco vias.


Teste final com ele fechado





Claudio, parabéns pelo sucesso e obrigado por compartilhar conosco.

Para comentários, dúvidas ou sugestões, use o espaço abaixo.


Voltar - Home


Comente



COMENTÁRIOS DESABILITADOS NO MOMENTO! RETORNAM EM BREVE
É expressamente proibido a reprodução total ou parcial deste texto sem a minha devida autorização por escrito.