Correção nas Explorers III e IV



25 de Fevereiro de 2012

Alguns dias atrás o Flávio Matsumoto me chamou a atenção sobre um problema da Explorer III, que provavelmente estaria presente também na minha versão, a IV, já que praticamente é a mesma interface. O "bug" refere-se a leitura de uma das portas e ao que parece não é percebido na maioria dos jogos e demos disponíveis. Porém não vou me prender aos detalhes, já que o professor Flávio explica minuciosamente no Blog do Cantinho do TK90X. Sugiro especificamente a leitura deste post e deste post.

Nas fotos abaixo os testes feitos na Explorer IV seguindo as instruções do Blog do Flávio. É possível perceber que a Explorer IV é afetada pelo bug.





O Daniel Viana depois de avaliar o problema criou uma solução bem simples, mudando um pino na saída do decodificador de endereços.


Basta cortar a trilha indo para o pino 10 do CI4 (nas fotos é o CI mais abaixo a esquerda). O corte será no segundo pino da esquerda de baixo pra cima. Compare as duas fotos.


Agora só soldar um pequeno pedaço de fio do pino 9 do CI5 (o CI de cima) para o pino 7, o segundo pino da direita, de baixo pra cima.


Tudo pronto, agora é só testar.


Parece OK, mas será que o demo "The Last 48" vai rodar?








Tudo certo. A interface funciona perfeitamente agora!

O Augusto Almeida também testou a modificação e me enviou os vídeos. Vale a pena dar uma conferida no antes e depois da modificação.



Apesar de muito simples o procedimento, farei a correção na Explorer IV gratuitamente, caso algum dos amigos que adquiriram não tiver intimidade com o ferro de solda, bastando me enviar a interface.

Agradeço aos amigos Flávio Matsumoto, Daniel Viana e Augusto Almeida pelas informações para elaboração deste artigo.




Voltar - Home


Comente



COMENTÁRIOS DESABILITADOS NO MOMENTO! RETORNAM EM BREVE
É expressamente proibido a reprodução total ou parcial deste texto sem a minha devida autorização por escrito.