Dissecando a ULA do TK90X



Em 01 de Dezembro de 2014







Como o tempo passa rápido! Há dois anos atrás eu anunciava o primeiro clone 100% funcional da ULA e os amigos respiravam aliviado quando souberam da possibilidade de eternizar seus TKs, já que todos os seus componentes agora poderiam ser trocados por peças "de prateleira".

O código fonte foi disponibilizado na época e depois novamente numa versão completamente escrita em VHDL, mas por mais que o código fonte esteja documentado, ainda muitos não tem a menor idéia de como REALMENTE funciona. Minha intenção agora é explicar a ULA e mostrar como as diversas funções são executadas dentro do CI. Para facilitar o artigo foi dividido em várias partes, mais ou menos como a própria ULA no desempenho das suas funções, porém infelizmente tenho que ser um pouco técnico em algumas explicações, mas acredito que poderá ser claro o suficiente para que todos possam ao menos entender e desmistificar esse interessante componente.

As informações são baseadas no esquema com CIs discretos e no código fonte em VHDL, então pegue e estude-os a medida que avançamos.

Parte 1 - O contador "mestre"
Parte 2 - A porta 254
Parte 3 - HBlank, HSync e Burstgate
Parte 4 - O contador vertical e o VSync
Parte 5 - O gerador de interrupções
Parte 6 - A interface entre a ULA e o Z80
Parte 7 - O /RAS e o /CAS
Parte 8 - O multiplexador de endereços
Parte 9 - O gerador do display





Dúvidas, sugestões? Use o espaço abaixo.


Voltar - Home


Comente



COMENTÁRIOS DESABILITADOS NO MOMENTO! RETORNAM EM BREVE
É expressamente proibido a reprodução total ou parcial deste texto sem a minha devida autorização por escrito.