Expandindo o TK90X 16kb para 48kb

Em 15 de Agosto de 2010.


Um artigo que eu já estava devendo algum tempo era esse de como expandir o TK de 16kb para 48kb. O problema é que unidades de 16kb de fábrica são raríssimas e tive que esperar um aparecer para poder escrever o artigo. Bem, este dia chegou e posso apresentar agora uma solução simples, barata e, o mais importante, completamente compatível com um TK 48kb "normal".

Vamos lá. Vou utilizar uma SRAM usando o mesmo princípio já descrito no Colocando uma SRAM no TK, então o artigo deve ser consultado para maiores informações sobre a memória. Também vou utilizar o piggyback dessa vez por cima da placa, porque algumas pessoas tiveram dificuldade em conseguir fechar a tampa com o chip por baixo da placa. É só lembrar que por baixo tem que apertar bem o chip contra a placa, senão fica alto demais e a tampa não fecha direto.

Mas voltando ao nosso caso, como o chip que eu utilizo é no formato slim, tenho que esticar um pouco os pinos para que eles cheguem até os terminais da ROM. Veja as fotos.


No TK de 16kb, não vem soldado os 74LS32 e 74LS00 que são usados para a seleção dos endereços altos. Inclusive uma das portas do 74LS32 controla também a linha /CS da ROM, mas para economizar o CI já que somente uma das quatro portas seriam utilizadas, a Microdigital colocou somente um resistor de 1K em pull-down, ficando a ROM sempre selecionada, já que não teria como acessar os endereços superiores sem os chips. Aqui é o caso de retirar o resistor e colocar os CIs. Note nas fotos que o resistor estava ao lado de um de 470R, logo abaixo da ROM.


Então é só fazer as ligações da SRAM como no artigo citado acima. Note que eu passei os fios por entre algumas ilhas da placa. Os sinais NÃO SÃO ligados nessas ilhas. Aproveitei apenas os buracos para a passagem dos fios.


Para completar o mod precisamos apenas de mais quatro componentes: os resistores R28 e R45, os dois de 470R e os capacitores cerâmicos C10 de 47pF e C11 de 100pF.


Com tudo montado, só testar. Funcionou de primeira!

Fiz os testes carregando alguns jogos de 48Kb pela IDS.


Notaram o detalhe do teclado de borracha preto ao invés do tradicional cinza?


Uma vez expandido, o TK de 16kb não fica nada a dever para o tradicional modelo de 48kb.

Agradeço ao Wesley Camargo pela oportunidade.

Dúvidas ou sugestões, comente no espaço abaixo.


Voltar - Home


Comente



COMENTÁRIOS DESABILITADOS NO MOMENTO! RETORNAM EM BREVE
É expressamente proibido a reprodução total ou parcial deste texto sem a minha devida autorização por escrito.