Modificando a divIDE para funcionar no TK90X

Em 16 de Fevereiro de 2012

Desde que conheci a famosa divIDE, provavelmente cerca de uns 5 anos atrás, tive uma grande decepção por ela não funcionar nos TKs 90 e 95 e inclusive fiz um review neste link falando sobre os diversos modelos. Eis que surge em cena o Alexandre Colella, determinado a faze-la funcionar para termos mais uma opção de carregamento. Ele contactou um usuário tcheco o "Velesoft" bem famoso nos fóruns internacionais de Spectrum e profundo conhecedor da divIDE e enviou o seu próprio TK que foi passar uma temporada na Europa para que o problema fosse analisado. Após algum estudo o Velesoft chegou rapidamente à solução, que passo a descrever:

Na foto abaixo pode ser vista a divIDE versão 0.57c que é a mais comum. Os pontos a serem trabalhados são o pino 4 superior que no barramento do TK é o Sound IN, marcado como ponto 1 na foto, e o pino 16, o sinal /MREQ, marcado como ponto 2.


O pino 4 iremos apenas cortar. Basta um estilete (faca Olfa) para interromper a trilha, mas por via das dúvidas faça um teste de continuidade com o multimetro para ter certeza que cortou. ATENÇÃO: consulte a atualização do dia 22/02 no fim da pagina antes de cortar.


No pino 16 o trabalho é um pouco maior, porque devemos levantar o pino retirando-o da placa e dobrando para cima.


Então soldamos um resistor de 470R entre o pino e a placa.


E está pronto! Só plugar no TK e jogar.

Meus agradecimentos ao Velesoft pelo trabalho de análise no TK e logicamente ao Alexandre Colella por todo esforço para que pudessemos ter nossos TKs rodando com essa maravilhosa interface.

Recomendo fortemente uma visita ao site do Velesoft porque tem MUITA coisa interessante para Spectrum.

Atualizado em 18 de fevereiro de 2012

Conforme o leitor Rui Picanço lembra, o pino 4 é SOUNDIN no TK e Não Conectado nos Specs 48, 128 e +2. Já nos +3 e +2A/B ele é utilizado para o sinal /ROM1OE. Então se apenas cortarmos o sinal do pino 4 estaremos incompatibiliando a divIDE com os modelos de micros mais novos e nesse caso para manter a completa compatibilidade o ideal talvez seja instalar uma chave ou um jumper que pudesse ser fechado quando utilizado num desses equipamentos.

Obrigado Rui pela observação.

Atualizado em 22 de fevereiro de 2012

Modifiquei uma segunda divIDE adicionando um jumper ao invés de conrtar a linha do SOUNDIN. Desse jeito mantemos a compatibilidade ao mesmo tempo no TK e fechando o jumper, nos Specs 128 +2A/B (os pretos) e no Spec 128 +3.

Aqui eu não cortei a trilha, apenas levantei o terminal como fiz na linha do /MREQ e intercalei um pedaço de barra curva (90 graus) fazendo um jumper de dois pinos. Um dos pinos do jumper vai soldado diretamente na placa, enquanto o outro vai no terminal do conector EDGE que precisa de uma leve torção para ficar na posição certa. Veja fotos abaixo.




Dúvidas, sugestões? Use o espaço abaixo.


Voltar - Home


Comente



COMENTÁRIOS DESABILITADOS NO MOMENTO! RETORNAM EM BREVE
É expressamente proibido a reprodução total ou parcial deste texto sem a minha devida autorização por escrito.