Mods no Spectrum Plus

Em 5 de Maio de 2011.


O Cláudio Moisés recentemente comprou um Spectrum Plus e resolveu dar uma "tunada" nele, adicionando uma saída de Áudio e Vídeo Composto (padrão PAL europeu) e uma chave para desligar o micro. O texto e as fotos são de autoria do Cláudio, reproduzidos aqui com autorização dele.



Após ter dado a ressuscitada na membrana do Plus ( e lendo os Direitos Universais dos Micros 8 bits que diz no capitulo 27 que “... todo 8 bits tem o direito de se comunicar com os equipamentos modernos nem que seja pelo AV.” e no capitulo 75 relata que “...desta forma é inadmissível que para se ligar ou desligar ainda se utilize a tomada!” , pesquisando as teorias e práticas VICTOrianas resolvi adotar duas delas, AV e ON/OFF. Observando o Plus aberto temos dois espaços a direita e esquerda entre a placa e as caixas de embutir os pés retráteis.


Após uma precisa marcação e medição, foi feita a furação. (rimou)


Em loja de eletrônica se encontra Plug Fêmea RCA Rosqueável. Na imagem vemos o terra em comum ligado em um rabicho de cooler de PC.


Um capacitor de 10uf para o som e um de 100 uf no vídeo para proteger possíveis retornos do aparelho conectado.


Com tudo arrumadinho e devidamente isolado é feito o teste com a placa.


O cabo tem três vias onde o PRETO (neutro) soldei na carcaça do modulador, o AMARELO (vídeo) na entrada de sinal de vídeo para o modulador...


... e o VERMELHO (áudio) em um pontinho do lado do alto-falante que esta ligado direto ao sinal de áudio. Esse ponto parece que está ali já esperando uma ligação dessas.


Áudio e Vídeo resolvido, agora o desafio é encaixar o interruptor no pequeno espaço do lado direito da placa. E tudo começa com uma marcação.


Já dizia o filósofo Raul Seixas, “...Quem não tem colírio, usa óculos escuros” e na falta de uma micro-retífica DREMEL, vale tudo para abrir o buraco, mas o importante é o resultado final.


Teste de encaixe do interruptor.


Se não caprichar, isolar e arrematar Victor da bronca, faz correções, puxa orelha e não deixa entrar na galeria de mods do site dele.


Procurei no conector qual o positivo e no caso do Plus é a parte externa, daí segui a trilha na placa e abri para ali ligar os fios que vão fazer a interrupção (daí o nome INTERRUPTOR).


Teste de posicionamento e encaixes. Com conectores é tudo mais fácil.


E o resultado final. Tudo arrumadinho e o que é mais importante, FUNCIONANDO.






Em 07 de Maio de 2011

Cláudio Moisés esteve visitando as nababescas instalações da victortrucco.com. Observem na foto a cara de felicidade quando coloquei o Unitron dele pra funcionar.






Dúvidas ou sugestões, use o espaço abaixo.


Voltar - Home


Comente



COMENTÁRIOS DESABILITADOS NO MOMENTO! RETORNAM EM BREVE
É expressamente proibido a reprodução total ou parcial deste texto sem a minha devida autorização por escrito.