A placa de expansão Mother Board da Microdigital

Em 16 de Fevereiro de 2012

Na década de 80 apareceram muitos equipamentos curiosos e um deles sem dúvida foi essa placa da Microdigital, chamada de "Mother Board". A proposta da placa é, além ser uma extensão do slot traseiro do TK, ser um multiplicador de saídas, como um expansor de slots. Apesar da raridade consegui uma dessas para fazer uma pequena sessão de fotos.





Bem, a placa é de muito boa qualidade, feita em fibra e processo industrial.


Para dar um acabamento foi colocado um pedaço de borracha que envolve toda a placa deixando apenas os conectores expostos. Estava colado com cola de contato e foi bem fácil de retirar para examinar a placa.


Provavelmente "Orbital" seja a fábrica da placa de circuito impresso. Será que ainda estão na ativa?


A placa não tem absolutamente nenhum componente além do conector EDGE macho, o que quer dizer que será preciso algumas experiências (e bom senso) para determinar se algumas combinações de interfaces irão funcionar. Certamente não será possível utilizar por exemplo duas interfaces de disco, já que ambas brigariam pelo sinal /ROMCS. Combinações conhecidas como M1, Explorer e IDS funcionam sem nenhum problema e poderia inclusive adicionar ai uma interface de mouse para usar no Art Studio.




Como ponto positivo ainda posso citar o contato elétrico que me pareceu ser melhor usando a expansão, provavelmente pelo fato dela ser na horizontal e não encostada no gabinete proporciona um melhor encaixe no TK. Esse mesmo posicionamento horizontal também é o grande ponto negativo, porque o espaço necessário atrás do micro precisa ser bem maior que o normal, como mostra a terceira foto lá em cima.

Agradeço imensamente ao amigo Oscar Kopke pelo empréstimo da placa, ao Romário Suave pelas três fotos iniciais e a autorização para usá-las neste artigo e ao Marcelo Martins do Clube do TK90X.

Em 19 de Março de 2012

Acabei de receber o protótipo para os testes antes da produção final. A qualidade está excepcional.







Em 23 de Março de 2012








Em 22 de Abril de 2012





Dúvidas, sugestões? Use o espaço abaixo.


Voltar - Home


Comente



COMENTÁRIOS DESABILITADOS NO MOMENTO! RETORNAM EM BREVE
É expressamente proibido a reprodução total ou parcial deste texto sem a minha devida autorização por escrito.