Saída de Vídeo Composto no CP200 e no CP300

Em 9 de Maio de 2011.


Lembrei destes mods interessantes que o Wanderson "V8" tinha feito algum tempo atrás, então pedi autorização para publicar. O texto e as fotos são do Wanderson, publicados aqui com autorização dele.



Saída de Vídeo Composto/Monitor no Prológica CP200

Depois de alguns dias analisando a saída de vídeo dos TK85, resolvi futucar no meu CP e tentar ver se implementava uma saída de vídeo composto pra ele, já que a maioria das TVs de hoje em dia possuem entrada de vídeo composto e casualmente, algumas pessoas usam o monitor monocromático também. Futuquei e deu certo! É só ligar um fiozinho perto do cristal de frequência... Olhem o passo-a-passo abaixo.

Antes, uma foto geral do CP200 aberto... Não se assustem com o livro embaixo do CP. Eu sou Geógrafo e fudeba! :)


Passo 1: localize a saída de RF do micro. Na foto indicando com a ponta de prova vermelha do meu multiteste...


Passo 2: Já com o ferro de solda na mão, desligue o fio de saída de RF. Eu deixei o terra ligado, propositalmente, só para fazer apenas 2 pontos de solda. Repare que tirei o fio de cima, que é o pólo de saída para a TV.


Passo 3: Localize o resistor R46, próximo ao cristal do micro. Na foto indicado com a ponta de prova do meu multiteste, novamente. É o último resistor abaixo da carreira de resistores do cristal. Para quem não sabe, o cristal é aquela pecinha de alumínio, que parece... sei lá, alguma coisa! :)

Neste resistor, a gente solda um fio que vai até onde era a saída de RF para TV. Solde a outra ponta do fio no local onde o fio antigo de RF foi desligado, como mostrado no passo anterior. Repare que na foto já tem um fio marrom indo do resistor à ex-saída de RF, que agora é de vídeo composto/monitor. Coloquei duas fotos, pra facilitar a identificação. OBS: O fio deve ser soldado na perninha direita do resistor R46, ok?


Passo 4: a hora do teste... et voilà! funciona! uhuuuu!

Repare no cursor do CP200 sendo mostrado no canto inferior da TV. Na outra foto, o cabo azul ligado na saída de vídeo (agora composto) do CP200 e na entrada de vídeo composto da TV.


Lembre-se: faça a modificação por sua própria conta e risco! Divirta-se agora com seu CP200 com saída para monitor! :)


Funciona!!! ;)

Atualização: Uma maneira mais profissional de fazer o serviço: soldar por trás da placa. Primeiro passo: cortar a trilha que vai do modulador RF para o conector original macho, na placa. Olhe na foto aonde eu interrompi:


Agora, na parte traseira da placa, localize o resistor R46 e a ponta do conector que vai pra saída do micro. Ligue o fio de um ponto ao outro. Está marcado em vermelho. Solde apenas na parte do sinal... o terra fica como está!


Prova final: CP200 funcionado na entrada de vídeo da TV como original !!! Repare na interrupção da trilha dentro do modulador de RF. A vantagem dessa ligação é que se a gente precisar tirar a placa do gabinete, não precisa dessoldar fio algum: basta desligar o cinza, desligando o conector dele, ao lado da caixinha de RF.


;)

Saída de Vídeo Composto/Monitor no Prológica CP300

CP300 no RF:


Cansado daquela imagem chuviscada do RF do seu CP300? Então siga este tutorial e vai ter uma imagem limpinha no final! :)

Ontem eu mostrei como pegar um sinal de vídeo composto/monitor no CP200. Hoje é no CP300! Vamos lá! Antes, uma imagem do CP300 aberto:


Depois do CP300 aberto, localize a caixinha moduladora de RF interna. Ao lado direto dela localize o resistor R15. Está indicado na foto, com a ponta de prova:


Depois de localizá-lo, a gente vai soldar um fio nele, que será o sinal de vídeo e outro na carcaça metálica da caixinha de RF, que é o nosso terra. Eu coloquei provisoriamente um RCA fêmea que estava em outro micro que eu tinha. O fio roxo foi ao resistor e o azul no terra.


E agora vamos ao teste, usando o RCA fêmea.


Compare com a imagem inicial, toda chuviscada... que diferença, hein?

Se quiser fazer mais bonito e deixar com cara de original, retire a tampa do modulador RF e passe o fio no furo lateral direito que existe na caixinha, assim como mostrado na foto abaixo. Retire o fio do RF antigo e solde o que sai do resistor no lugar dele. Repare na foto, é facinho de fazer! ;)


Como original, usando a antiga saída RCA :)

Agora, mãos à obra! Divirta-se! :)






Agradeço ao Wanderson "V8" pela autorização. Visite o site dele que ainda tem bastante coisa relacionada a computadores antigos em "Blog V8 bits".

Dúvidas ou sugestões, use o espaço abaixo.


Voltar - Home


Comente



COMENTÁRIOS DESABILITADOS NO MOMENTO! RETORNAM EM BREVE
É expressamente proibido a reprodução total ou parcial deste texto sem a minha devida autorização por escrito.