Uma saída de som para o TK2000

Em 4 de Abril de 2011

Hoje o leitor Cláudio Moisés preparou um pequeno tutorial de como colocar uma saída de áudio no TK2000. As fotos e texto abaixo são do Cláudio, reproduzidas aqui com autorização dele. Fiz algumas ligeiras mudanças no texto para esclarecer alguns pontos.



No TK2000 temos uma saída para a entrada de antena da TV no canal 3, marcada no TK como "VIDEO", que na época até funcionava muito bem e também uma saída só de vídeo composto, marcada como "MONITOR" que entra no VIDEO IN das TVs.

A pergunta que não quer calar: CADE O ÁUDIO?

Pra comecar a saída RF do meu TK tinha uma imagem péssima no canal 3 e um som horrível. Com as dicas de meus amigos de loja de eletrônica, eles me deram o pulo do gato de que eu deveria fazer uma regulagem na bobina que esta ao lado do modulador. Com o passar dos anos ela perde a sintonia e isso melhoraria o áudio no canal 3. Marquei a posição da fenda, dei uma volta no sentido horário com o TK2000 ligado e o jogo HERO carregado e o personagem atirando direto para que eu pudesse ter uma referência do áudio e nada aconteceu. Voltei o parafuso a posição original e desse vez fui girando no sentido anti-horário e eis que antes de completar uma volta, o áudio e o vídeo ficaram limpos. Dai foi só fazer uma sintonia fina na TV para ter tudo perfeito. Na foto abaixo, veja ao lado direito da caixa do modulador a bobina para o ajuste do RF.


Quanto ao som, analisando o datasheet do integrado LM1889, que no TK2000 faz a saída de RF, aprendi que o pino 15 era responsável pela entrada de som, porém ligando a entrada de áudio da TV nele direto, não saía som. Com toda paciência do mundo, uma lupa minúscula e muita força de vontade, segui os componentes ligados ao pino 15 e depois de passar por resistências, capacitores e transistor, cheguei no pino 5 do CI U37 que fica junto do transistor do lado do modulador. Depois de testar e dar certo foi só colocar um conector RCA fêmea. Aproveitei e coloquei logo duas saídas, um pseudo-estéreo, e liguei as duas nesse pino, mas veja que para cada saída é preciso colocar um capacitor eletrolítico de 1uF, terminal positivo do capacitor no pino 5 de U37 e negativo em cada conector do áudio. Não liguei o pino do CI direto no RCA porque pode causar dano ao TK ou a TV.


Na foto abaixo o TK já fechado com as novas saídas de áudio.


Alguns testes na TV Philips e carregamento a partir de um MP3 player Foston.


Aqui, na minha sala de som com a TV 46" e meu Home Theater.






Alguma dúvida, sugestão ou comentário? Use o espaço abaixo.


Voltar - Home


Comente



COMENTÁRIOS DESABILITADOS NO MOMENTO! RETORNAM EM BREVE
É expressamente proibido a reprodução total ou parcial deste texto sem a minha devida autorização por escrito.