O TK83

Em 6 de Fevereiro de 2011.


Lá pelo meio dos anos 80, eu pré-adolencente, tinha acabado de comprar a revista Micro Sistemas número 55 (lembro até hoje) e depois de ler e reler, finalmente tinha decidido o que eu queria ser "quando crescesse". Pedi então de presente um TK85, que pelas minhas pesquisas era o que dava pra comprar naquela época de inflação e pacotes-economicos e continuei colecionando a Micro Sistemas, onde eu fui aprendendo através dos programas publicados e outros artigos. Como eu sempre acompanhava a linha Sinclair, era comum citarem TK82C, TK85 ou CP200, mas umas poucas vezes falaram sobre um tal TK83. Procurei saber do que se tratava, mas sem as facilidades da internet, naquela época era difícil ter acesso a essas informações. O tempo passou e só fui conhecer mesmo um TK83 alguns poucos anos, quase 30 anos depois e mesmo assim por foto.

Mais tempo se passa, até que meses atrás um vendedor de micros antigo me liga dizendo que tinha um TK83 para venda. Rapidamente fui buscá-lo e pude matar a minha curiosidade por esse micro raro da Microdigital. Não estava muito bonito, mas pelo menos 100% funcional.


O que impressiona logo a primeira vista é a cor "interessante", um dourado metalizado. Um desses novo, saído da fábrica 0km, devia ser muito bonito. O micro, de dimensões bem reduzidas, tem um teclado de membrana e é bem desconfortável de ser usado. Provavelmente seja questão de costume, mas é estranho não ter um feedback enquanto se aperta as teclas.


Aqui numa comparação com seu irmão mais velho. Desculpem a poeira nesse TK85, mas era o único que esta à mão na hora. Na segunda foto o micro que serviu de base para a Microdigital, o famoso ZX81.


Internamente ele tem bem mais CIs que o ZX81 que usa uma ULA. No 83 ela foi substituida por chips de lógica TTL "raspados", como era comum de se ver antigamente nesse tipo de equipamento. Mas é bem fácil de descobrir quem é quem, seguindo um esquema de TK85.


O regulador 7805 vem com um estranho dissipador com uma chapa de aluminio e um arrebite. Devido ao espaço reduzido tiveram que improvisar essa solução.


Ao contrário do TK85, esse usa uma mémoria SRAM NMC2116 com "vastos" 2Kb. Provavelmente é muito simples de expandi-la colocando uma SRAM de 16kb por exemplo e roteando os poucos sinais que faltarem. Ao lado da memória a ROM, na foto parcialmente encoberta pelo dissipador.


Aqui o Z80 e a saída padrão de joystick da Microdigital, um conector DIN.



Atualizado em 13 de abril de 2011

O leitor Leandro Mesquita Mold me enviou algumas fotos do TK83 dele as quais reproduzo abaixo com autorização dele.

Caixa Original




Certificado de Garantia




Manual do Basic




Expansão de 16k




Certificado de Garantia da Expansão


Já na placa do micro dele, tem uma modificação de fábrica para usar duas Eproms de 4Kb para totalizar os 8k da ROM do TK.





Agradeço ao Leandro pelas fotos.



Atualizado em 8 de abril de 2012

O amigo Miguel Oliveira fez um levantamento dos CIs do TK83 e disponibilizou uma foto para ajudar em futuras manutenções. A contribuição é muito bem-vinda, porque quase todos os CIs foram raspados na fábrica.





Voltar - Home


Comente



COMENTÁRIOS DESABILITADOS NO MOMENTO! RETORNAM EM BREVE
É expressamente proibido a reprodução total ou parcial deste texto sem a minha devida autorização por escrito.