Redefinidor de Caracteres para o TK85

Em 20 de Agosto de 2010



Quando ganhei de presente meu primeiro TK85 lá pelos anos 80, praticamente devorei-o. Lembro que eu praticamente nem saia de casa a não ser pra ir pra escola. Depois dos primeiros meses e depois de muitos jogos digitados e programados (sim, eu comecei a programar nesta época e não parei mais) era evidente as limitações do equipamento. Eu cheguei a ver alguns poucos anúncios em revistas prometendo transformar o TK85 na "máquina dos sonhos" com alta resolução gráfica, mas o preço era realmente algo proibitivo. Mais alguns poucos meses depois o TK90X chegou para resolver os "problemas" do TK85, vendi meu antigo e não lembrei mais do assunto.

O tempo passou, mas vez ou outra no meio das minhas pesquisas para conserto de algum TK eu ouvia algo sobre a tal alta-resolução. Numa dessas vezes eu até cheguei a olhar muito por alto e vi que era algo como o UDG do TK90X, ou seja, caracteres redefinidos. Na verdade existe a verdadeira alta-resolução, mas dada a complexidade da coisa e a pouca disponibilidade de softwares que a utilizam, acredito que hoje em dia não valha o esforço.

Pois bem, mais tempo se passa e dias atrás o Kelly Murta atualiza o site dele com o projeto CHR$128 que era justamente um redefinidor de caracteres para o TK85. Com algum estudo em cima do circuito proposto por ele, eu percebi que na prática nada mais era do que uma RAM de 1kb mapeada a partir do endereço 12288, onde ia a tabela de caracteres redefinidos. Para não copiar tudo o que já está no site do Kelly, leiam o artigo original onde ele explica didaticamente essa parte da geração de caracteres no TK e como é possivel ter uma tabela de caracteres redefinidos na máquina.

Ok, entendi: o que precisamos então é de uma memória RAM onde o usuário irá armazenar os seus caracteres. Lembrei então de um detalhe interessante. O TK85 tem uma ROM extra de 2K onde estão as rotinas de carregamento HiSpeed que praticamente não são usadas. Elas permitem usar um modo de carregamento mais rápido que o tradicional LOAD padrão. Então minha idéia seria usar esse espaço da ROM para uma memória RAM de 2k que, apesar de originalmente ela ocupar a janela de endereços entre 8192 e 10240, graças ao espelhamento de memória do TK ela ficaria disponível também de 12288 a 14336, sendo completamente compatível com o CHR$128 proposto pelo Kelly.

Bem, surge então a pergunta:
Mas eu não vou perder o HiSpeed do TK?
Sim, vai... Mas pra compensar isso, existe o projeto O.T.L.A. É um pequeno programa onde você pode converter seus programas para audio com qualidade e alta velocidade. Desse jeito através do tradicional LOAD do TK conseguimos velocidades de até 10 vezes mais rápidas que a rotina da ROM extra. Portanto, essa rotina de HiSpeed do TK ficaria mesmo totalmente sem uso, podendo ser eliminada em prol da beleza dos jogos com os caracteres redefinidos.

Muito bla bla bla, mas como se faz? Esse é bem simples e rápido de fazer e até quem não sabe absolutamente nada de eletronica vai conseguir.

O único componente necessário é um SRAM 6116 ou equivalente (2k x 8 bits).


Levante os pinos 18 e 21. Como todos os CIs, o pino 1 é o primeiro do lado esquerdo do chip, onde tem aquela "meia-lua" e o resto é contado em sentido anti-horário.


Com um pedacinho de fio, ligamos o fio 18 ao 20 que continua "normal", abaixado. Solde bem na parte de cima do pino 20 para não atrapalhar a entrada do terminal no soquete do CI.


O chip a ser retirado é facilmente identificavel. É o único que tem uma "janela" em cima, apesar que geralmente ele está coberto com uma etiqueta. Ele fica próximo ao centro da placa. Com uma chavinha de fenda pequena basta fazer uma alavanca dos dois lados do chip que ele sai facilmente.


Encaixando o chip no lugar, a única coisa que precisamos agora é do /WR vindo do Z80. Ele deve ser ligado ao pino 21 da RAM que fica levantado, fora do soquete. O local mais próximo desse sinal é no CI19, pino 4, no chip logo abaixo do soquete. Basta soldar um pequeno pedaço de fio entre o pino 4 do CI e 21 da RAM.


É isso, tá pronto. :D

Ligue novamente a membrana do teclado e faça um rápido teste. De o comando POKE 12288,123 e em seguida PRINT PEEK 12288 se a resposta na tela for 123, parabéns. A RAM está funcional e pronta pra receber seus desenhos.

O teste mais completo seria o carregamento de algum jogo. O Kelly me enviou alguns jogos para teste que disponibilizo neste arquivo. Notem que eles estão no formato ".P" e ".TZX" e podem ser tocados com o O.T.L.A. ou com o ZX81 Tape Converter.

No caso do Invaders e do Asteroids, o carregamento se dá em 2 blocos. Então carregue a primeira parte com LOAD "", e quando o carregamento parar, de um BREAK e em seguida novamente o comando LOAD "". Isso é devido ao fato desses dois jogos carregarem a tabela de caracteres separadamente, antes do jogo.

Abaixo as imagens do Aeroporto, Missile Command e Invaders.


Sem dúvida alguma esse é a melhor e mais fácil modificação que pode ser feita em um TK85. Espero que o tutorial tenha sido claro o suficiente para que qualquer um consiga em menos de 30 minutos dar uma "vida nova" para o seu TK.

Agradeço imensamente ao Kelly Murta por ter respondido as minhas dúvidas, o que tornou esse mod possível de ser realizado.

Qualquer dúvida ou sugestão você poderá usar o espaço abaixo para deixar seus comentários.


Voltar - Home


Comente



COMENTÁRIOS DESABILITADOS NO MOMENTO! RETORNAM EM BREVE
É expressamente proibido a reprodução total ou parcial deste texto sem a minha devida autorização por escrito.