Um TK85 "diferente"

Em 6 de Fevereiro de 2011.


Nessa semana, recebi um e-mail do leitor Henrique Augusto Kobersztajn referente a um problema no TK85 que ele tinha adquirido recentemente. Na verdade o "problema" nada mais era o RF que não sintonizava nas TVs modernas, mas ele também estava preocupado com com o número de modificações que a placa tinha e anexou uma foto. Dava para perceber que as modificações eram todas de fábrica, mas vi que a placa mãe era BEM diferente daquela tradicional que equipam todos os TK85s. Perguntei se era possível tirar mais fotos e fui prontamente atendido com uma série de fotos mostrando o TK por todos os angulos e detalhes. Portanto, todas as fotos desse artigo com excessão de duas que inclui para a comparação das placas, são do Henrique e este me deu autorização para publicá-las aqui no site. Vou separar as fotos em gupos para facilitar os comentários.

Bem, externamente, no teclado não tem nenhuma diferença aparente.


Na parte de baixo, um selo de garantia Sanyo, uma etiqueta original dizendo que se trata de uma unidade de 48Kb e o numero de série "86M02893". Será que o primeiro 86 significa que foi fabricado em 1986?

x

Na traseira uma grata surpresa. Esse tem um conector de joystick padrão Atari original de fábrica. Notem inclusive que o corte para a saída do conector é perfeito, provavelmente não deve ter sido recortado à mão. PORÉM, nos testes que fiz posteriormente, um joystick comum de Atari não funciona. Apesar da Microdigital ter adotado o conector padrão, certamente o joystick é cabeado diferente, como acontece nos ZX Spectrum +2 da Amstrad. Realmente uma pena não pode ser utilizado qualquer joystick, mas acredito que um adaptador possa ser usado para resolver o problema.


Internamente, temos uma única ROM e a confirmação que o joystick de Atari é mesmo original dessa placa.


Notem que o espaço da segunda ROM está vazio porque colocaram um chip de maior capacidade no primeiro soquete e rotearam os sinais que faltavam.


Não tem o espaço para o chip de som AY como na outra versão da placa, e a CPU foi fabricada pela Mostek. Não é tão raro assim os Z80 da Mostek, mas é o fabricante que menos aparece nos TKs que eu já abri.


Os demais CIs de lógica. Nenhum raspado...


O banco de 48kb recebeu alguns componentes para redirecionar a linha A7, necessária ao funcionamento da RAM.


Nas duas primeiras fotos a parte de baixo da placa. Note a inscrição "TK33" no canto superior direito. Nas duas de baixo, para compação, a placa tradicional que vem com a inscrição "TKL2".




Agradeço imensamente ao Henrique pelas fotos e pelo esforço para que pudéssemos conhecer mais essa versão de TK85.

Alguém sabe algo sobre esse TK? Comentem no espaço abaixo.


Voltar - Home


Comente



COMENTÁRIOS DESABILITADOS NO MOMENTO! RETORNAM EM BREVE
É expressamente proibido a reprodução total ou parcial deste texto sem a minha devida autorização por escrito.