Vídeo Inverso no TK85

Em 14 de Julho de 2010



Lembro que na "época de ouro" do TK85 um dos mods que mais se via era o do vídeo inverso (letras brancas em fundo preto), só perdendo em popularidade para o botão de Reset. A razão é que a alteração é muito simples e não precisa de nenhum componente além da própria chave. Aliás, os usuários de CP200 contavam já com esse mod de fábrica em alguns modelos. Inclusive com o fundo preto a qualidade da imagem fica bem melhor, porque a TV consegue achar a voltagem de referência do preto no sinal de vídeo. (Veja explicação completa no meu artigo TK85 A/V Reloaded)

Bem, a parte de vídeo no TK e compatíveis é razoavelmente simples de compreender. Os bytes da área de memória reservada para o vídeo são decompostos pelo CI 74LS165 que é um conversor paralelo/serial. Resumindo o funcionamento, ele recebe um byte completo nas portas de entrada e vai soltando bit por bit pela porta de saída. Essa saída já é o sinal de vídeo propriamente dito, onde um nivel alto representa um pixel branco e um nivel baixo um pixel preto. Em seguida esse sinal vai no 74LS86 que é responsável pelo controle dos sinais de vídeo e sincronismo.

O esquema resumido dessa parte é assim:


Note que o 74LS165 tem uma saida chamada de "QH" e outra chamada de "/QH" que é sempre o inverso da primeira. Acontece que no TK85 a saída de vídeo vem da porta /QH, então, na prática para inverter as cores do video, bastaria pegarmos a saída QH ao invés da /QH. E mais... Se colocarmos uma chave aqui, podemos escolher se a saída de vídeo é normal ou invertida.


Agora que já sabemos a teoria, vamos botar a mão na massa. Localize primeiramente o 74LS165. Ele é um dos chips que estão depois do banco das memórias, mais para o centro da placa.


Temos que desligar o pino 7 da placa. Eu usei um sugador de solda e logo depois uma chavinha de fenda estilo "relojoeiro". Foi o caso de alavancar o pino tendo cuidado com os componentes em volta.


Pegamos então uma chave de pelo menos 3 polos e duas posições. Pode ser uma chave estilo alavanca, H-H ou mesmo gangorra. Só não exagere no tamanho para ficar fácil de instalar no gabinete depois. O pino central da chave vai na placa mãe, onde estava ligado o pino do CI que acabamos de levantar. Solde com cuidado para que o fio não toque o pino logo acima, ele deve ser ligado somente a placa. Nos outros dois pólos da chave vão os pinos 7 e 9 do 74LS165. Basta seguir as fotos.


Simples não? De um lado da chave temos o video normal do TK, enquando do outro o video inverso. Pode inclusive ser trocado "a quente" durante o funcionamento normal sem problema algum. Note que este meu TK já está com saída de vídeo composto. Veja o meu artigo TK85 A/V Reloaded.


Agora a instalação da chave no gabinete. Bem ao lado da caixa do modulador tem um bom espaço, perfeito para a ocasião.


Como a chave que eu usei foi de alavanca, bastou um furo para a passagem da "cabeça" da chave. Não teve mistério nenhum.


A cara final do mod completo.


Esta mudança é bem fácil de fazer e acredito que até os mais inexperientes terão sucesso na primeira tentativa. Qualquer dúvida ou sugestão você poderá usar o espaço abaixo para deixar seus comentários.


Voltar - Home


Comente



COMENTÁRIOS DESABILITADOS NO MOMENTO! RETORNAM EM BREVE
É expressamente proibido a reprodução total ou parcial deste texto sem a minha devida autorização por escrito.