TK90X A/V Reloaded

Em 15 de Junho de 2010



Desde que descobri o circuito de Video Composto no TK90X eu sempre tentei usá-lo, mas nunca estive satisfeito com o resultado. Nas TVs novas de plasma e LCD o resultado não era bom e mesmo em uma antiga de 14" de CRT que tenho, eu não gostava. Ficava na tela ainda um leve padrão listrado que me incomodava. Outro fato era o transistor esquentar demais, o que parecia não ser normal, apesar de eu já ter deixado funcionando por muitas horas. Descobri ainda que o resultado variava significativamente de TK para TK e que era preciso experimentar um pouco com os valores dos componentes para ter pelo menos um resultado, na minha opinião, razoável.

Como eu tinha que fazer alguns testes com o transistor 2N4401 que usei pela primeira vez na Saida de Video Composto para o Colecovision, eu aproveitei para tentar uma nova saída de video composto para o TK90X e apresento agora a minha versão, que chamei de "TK90X A/V Reloaded", uma saída de video composto que vai surpreender até aos mais exigentes.

As principais vantagens dessa nova versão são as seguintes:
- É mais simples, usando menos componentes, portanto mais fácil de montar
- Funciona perfeitamente em TVs de Plasma e LCD
- Trabalha com 5V, não esquentando o transistor
- Não tem o irritante padrão listrado



Bem, como pode ser visto no esquema, não é nenhuma revolução tecnológica, apenas um amplificador de video usando o 2N4401 que se revelou nos meus testes a melhor opção para saídas A/V até agora. O "pulo do gato" é a retirada do resistor R52 que faz a mixagem do som à imagem antes de virar RF e por esse motivo aparecia o padrão listrado que tanto me incomodava.


Montei o circuito numa pequena placa padrão para uso no meu projeto TKPlus.


Para as ligações eu usei fios soldados por baixo da placa para facilitar uma futura manutenção.


A imagem ficou muito boa na entrada de vídeo composto do monitor LCD LG.


Para quem é o feliz possuidor de um monitor padrão 15Khz, veja também a saída RGB para o TK90X.



Atualizado em 24 de junho de 2012

O Flávio Matsumoto no seu blog Cantinho do TK90X comenta sobre esse meu mod neste post e neste post. Ele fez uma excelente montagem utilizando a própria placa original do TK90X, apenas mudando os componentes, vale a pena conferir. Ele deixa uma sugestão interessante com uma pequena variação no circuito, trocando o resistor original por um de 220R e o capacitor da saida de video por 100uF. Deixo aqui registrado também a sugestão dele para que se alguem quiser fazer essa experiência.

Em tempo, desenhei uma placa de circuito impresso contendo esse circuito do A/V Reloaded junto com o TKEar. Para quem quer montar os dois mods, é uma mão na roda. Veja a atualização no fim do artigo original do TKEar

Qualquer dúvida fico a disposição. Você pode utilizar o espaço abaixo para deixar seus comentários.



Voltar - Home


Comente



COMENTÁRIOS DESABILITADOS NO MOMENTO! RETORNAM EM BREVE
É expressamente proibido a reprodução total ou parcial deste texto sem a minha devida autorização por escrito.