Saída de Video RGB para o TK90X

Em 15 de Junho de 2010



Recentemente eu adicionei uma entrada de RGB em uma TV Sony 14" modelo KV-1440b, na prática transformando-a em um monitor 15Khz. Como ela já tem o tubo Trinitron, a qualidade é impressionante e dizem até que melhor que um Commodore 1084. Eu já não vejo um a séculos, não lembro, então não posso dizer.

Bem, montei o meu monitor e funcionou redondo no Spectrum 128. Mas e o TK? É, faltava uma saída RGB nele. A ULA gera RGB em formato digital que depois é convertida em video composto e depois em RF pela dupla LM1886/1889. Pouquíssimos monitores conseguem usar direto esse sinal em RGB digital, como alguns modelos do 1084. Para os outros monitores é necessário a conversão para RGB analógico que pode ser feito já com um conhecido circuito que já está disponível a alguns anos.

Como eu sempre "reinvento a roda", procurei fazer um circuito alternativo e nesse caso eu usei a mesma conversão DA adotada no esquema do Spectrum 128 +2. Inclusive para o meu conector de saida eu utilizei um DIN de 8 pinos com exatamente a mesma pinagem do 128.


Montei o circuito numa pequena placa padrão para uso no meu projeto TKPlus. A minha montagem ficou ligeiramente diferente do esquema final, mas a qualidade da imagem e a mesma.


Fiz as ligações com fios soldados por baixo da placa.


A imagem ficou muito nítida, perfeita. Pena que não dá pra ter muita idéia pelas fotos.


Fica mais essa dica para os usuários do TK. fotos da minha montagem.

Não tem monitor? Não tem problema use a saída de vídeo composto TK90X A/V Reloaded.

Qualquer dúvida fico a disposição. Você pode utilizar o espaço abaixo para deixar seus comentários.


Voltar - Home


Comente



COMENTÁRIOS DESABILITADOS NO MOMENTO! RETORNAM EM BREVE
É expressamente proibido a reprodução total ou parcial deste texto sem a minha devida autorização por escrito.