Saída de Vídeo Composto no ZX81

Em 8 de Maio de 2011.


Tempos atrás fiz o artigo entitulado TK85 A/V Reloaded que se propõe a ser uma saída de vídeo composto com uma qualidade muito superior ao RF original de fábrica. Bem, a saída foi montada com sucesso por vários leitores, porém alguns ficaram na mão por terem o ZX81 ou o Timex que tem uma ULA que faz a geração do vídeo internamente. Como não tem o sinal de vídeo separado não é possível usar a solução adotada no TK85 que era adicionar um temporizador RC para gerar o backporch (veja explicação no artigo original).

O tempo passou e alguns dias atrás vi um artigo do Paul Farrow entitulado ZX80 backporch TV signal Generator que apesar de ser um micro que também não usa ULA, me chamou a atenção pela solução que ele deu. Depois de dar uma boa olhada e entender o funcionamento do circuito dele, eu percebi que com algum esforço ele poderia ser usado num ZX81. Fiz os testes na protoboard para determinar o valor ideal dos componentes e transformei num pequeno tutorial para que os amigos também pudessem aproveitar a beleza do novo sinal de vídeo nos seus ZX-compativeis que usam ULA!

Medindo o sinal original do ZX81 no scope, temos o seguinte (considerando a tela inicial, toda branca, com o cursor no canto inferior esquerdo):


Veja algumas linhas da varredura no meio da tela: o sinal vem do branco (1.1V), vai a 0V no sync e depois de 5uS volta imediatamente para o branco. Como não temos a referência do sinal de preto, o resultado é uma tela acinzentada e muito escura, muito longe do ideal.

A proposta do Paul é usar o ciclo M1 do Z80 para criar um pulso "grande" que ao ser misturado com o sync, geraria uma voltagem intermediária por cerca de mais 5uS que serviria como referência do nível de preto.